Economia Pessoal

Depósitos a prazo: em que casos são a melhor opção?

12 Julho, 2019

Hoje em dia os investidores têm várias formas de rentabilizar o seu dinheiro, com maior ou menor rendimento e risco. Mas em que casos os depósitos a prazo são a melhor solução?


Qual é o seu perfil de investidor?

Antes de aplicar o seu dinheiro, saber qual é o seu perfil de investidor pode ajudá-lo a decidir que produtos financeiros vão mais ao encontro das suas características e do seu capital. As várias opções existentes no mercado têm diferentes níveis de rendimento e risco e podem não interessar a todo o tipo de investidores. Um investidor mais conservador, por exemplo, privilegia produtos mais seguros e que comportem menos riscos de perda de capital, mesmo que a rentabilidade seja mais reduzida. Estão incluídos neste perfil pessoas que possam ter um capital mais reduzido para investir ou que querem conservá-lo acima de tudo.

Já um investidor moderado pode arriscar um pouco mais em nome da rendibilidade, optando geralmente por produtos bastante seguros, mas a prazos mais alargados para que o retorno seja mais interessante. Por seu lado, os investidores dinâmicos ou arrojados já procuram produtos financeiros com rendibilidade acima da média, mesmo que isso signifique arriscar alguma perda – controlada – de capital.

Ler Mais

Os investidores que têm um perfil mais agressivo procuram, por norma, produtos financeiros mais sofisticados e que exigem um conhecimento mais profundo da sua gestão. Para estes investidores, a rendibilidade é o objetivo máximo, por isso estão dispostos a assumir riscos maiores para o conseguir. Nesta categoria estão incluídos grandes investidores com capital muito diversificado que podem suportar perdas em alguns dos seus investimentos.

Seja qual for o seu perfil de investidor, os depósitos a prazo podem, em vários casos, ser uma boa opção, quer seja para aplicar a totalidade do seu capital, quer seja numa perspetiva de diversificar os investimentos.

Para os investidores que não querem correr riscos

Sendo, por definição, um dos produtos financeiros mais seguros do mercado, os depósitos a prazo são os preferidos dos investidores com perfil conservador, por excelência: permitem rentabilizar as suas poupanças com a garantia total do capital. Quem não tem muito conhecimento do mundo financeiro, não quer preocupar-se  demasiado com o seu investimento ou quem vai investir uma parte considerável do seu património pode ter também nos depósitos a prazo a solução mais indicada para si, dado que é uma aplicação simples, segura, fácil de gerir e os juros acabam por ser mais vantajosos do que se optar por fazer uma conta poupança.

Ao investir num depósito a prazo está a privilegiar a segurança dos seus investimentos, uma vez que este produto tem um risco reduzido e uma rentabilidade garantida. Os investidores que colocam as suas poupanças em depósitos a prazo estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, o que significa que mesmo em caso de falência da instituição, o banco garante a cada investidor um reembolso até 100 mil euros.

Para investidores moderados que podem escolher prazos mais ou menos alargados

Os depósitos a prazo são também um produto indicado para quem quer investir as suas poupanças por um período de tempo relativamente curto. Por exemplo, investidores que não queiram ter o seu dinheiro aplicado por mais de cinco anos ou investidores que esperam necessitar do valor investido enquanto dura a aplicação.

Existem no mercado depósitos a prazo que vão de 30 dias a 3, 4, ou 5 anos de duração, com taxas de juro fixas ou que crescem semestralmente ou anualmente. Esta diversidade torna os depósitos a prazo um produto interessante também para investidores moderados que queiram proteger o capital investido, mas que estão dispostos a alargar os prazos do investimento para obterem uma maior rendibilidade, já que as taxas de juro costumam ser mais atrativas nos prazos mais alargados.

Uma boa opção para quem quer diversificar o investimento

Mesmo para os investidores com um perfil mais arrojado ou agressivo, que têm experiência e conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro, os depósitos a prazo podem ser uma boa solução, pelo menos para uma parte do capital. A expressão “não colocar todos os ovos no mesmo cesto” aplica-se na perfeição ao mundo dos negócios, por isso os depósitos a prazo constituem para estes investidores uma forma de diversificar os seus investimentos e de garantir que existe um capital que nunca se perde.

Ler Menos