Economia Pessoal

Mercado Financeiro: 6 apps que vai querer ter no seu telemóvel

8 Julho, 2019

Investir ou gerir os seus investimentos, acompanhar a evolução da bolsa ou simplesmente estar a par das notícias do mercado financeiro são algumas das coisas que já pode fazer a partir do seu telemóvel. Descubra 6 apps que o ajudam a manter-se a par de tudo o que acontece no mercado financeiro.


A tecnologia já chegou ao mercado financeiro

A tecnologia está presente em quase todas as esferas do nosso quotidiano e era inevitável a sua presença também no mercado financeiro. Atualmente, existem diversas aplicações à disposição quer dos investidores, quer de qualquer outra pessoa que se interesse por notícias de economia e finanças.

Com estas apps, o mercado financeiro procura posicionar-se mais próximo daqueles que são os seus principais consumidores – os investidores – mas também conquistar novos públicos com conteúdos mais atrativos e mais fáceis de compreender, de forma a promover uma certa cultura financeira e também potencializar a cultura de investimento. Estamos numa era em que o imediato e a proximidade são fundamentais na relação das empresas com os seus consumidores e o mercado financeiro não podia ficar para trás nesta corrida.

Ler Mais

Muitas destas apps associadas ao mercado financeiro disponibilizam aos consumidores notícias sobre a atualidade dos mercados do mundo inteiro, atualizações praticamente ao minuto das bolsas de valores de diversos países e também conteúdos mais especializados sobre a evolução do mercado financeiro, nomeadamente relatórios e análises. Damos-lhe a conhecer 6 aplicações que vai querer ter no seu smartphone.

Bloomberg: notícias para quem quer estar sempre a par dos mercados

Uma das apps mais prestigiadas entre os utilizadores é a Bloomberg: Market & Financial News, da agência de notícias especializada em economia e finanças Bloomberg. Esta app faz a cobertura do dia a dia do mercado financeiro mundial, permitindo, desta forma, que os seus utilizadores obtenham informação e notícias em tempo real acerca de ações, obrigações, índices, matérias-primas, câmbios, mercado de futuros, taxas de juros e dados económicos de todo o mundo.

A app Bloomberg: Market e Financial News tem ainda a particularidade de permitir que os utilizadores personalizem a sua conta e recebam alertas sobre os temas e dados mais relevantes para si. Por último, a aplicação disponibiliza ainda análises, relatórios e notícias em vários suportes multimédia, nomeadamente vídeo e áudio.

Investing: monitorização em tempo real

Outra app muito conceituada no mercado financeiro é a Investing.com. Esta é uma das aplicações líder a nível mundial no que diz respeito à monitorização do desempenho das ações, de títulos e de indicadores económicos. Tal como a Bloomberg, esta app também disponibiliza a opção de personalização para que receba notificações sobre a evolução do mercado financeiro, assim como conteúdos que considere interessantes. Para além de todas estas opções, a Investing.com tem também à disposição dos seus utilizadores um calendário económico, com todos os eventos económicos relevantes, e um portefólio personalizado onde poderá monitorizar e acompanhar os seus investimentos e as suas operações a partir do telemóvel.

Yahoo Finance: gráficos comparativos e relatórios personalizados

Uma última opção para poder ter todas as informações acerca do mercado financeiro à distância de um clique é a app Yahoo Finance: Real-Time Stocks & Investing News. Tal como as outras opções anteriores, também esta é uma aplicação que disponibiliza notícias e informações atualizadas sobre o mercado financeiro e que permite ativar as notificações para os temas que mais lhe interessam. A Yahoo Finance distingue-se das demais pela particularidade de poder criar os seus próprios gráficos comparativos e obter relatórios que lhe permitam tomar a decisão acertada em relação aos seus investimentos.

Finimize: uma app que tem em vista a educação financeira

A app Finimize é a opção ideal para as pessoas que não têm conhecimentos muito desenvolvidos acerca do mercado financeiro. Por privilegiar sobretudo a educação financeira, esta app é a ferramenta perfeita para quem quer começar a compreender o significado dos termos e expressões mais complexas do mercado financeiro. O objetivo desta plataforma é disponibilizar notícias e informação financeira livre de “jargões” e com uma linguagem muito mais simplificada, para que seja acessível a qualquer pessoa.

iBillionaire: invista como um bilionário

A iBillionaire é uma aplicação bastante distinta de todas as outras que já aqui referimos. Com esta aplicação vai poder investir o seu dinheiro como se fosse um bilionário. A iBillionaire disponibiliza vários dados e estratégias de investimento praticadas pelos mais bem-sucedidos bilionários do mundo inteiro para que possa testar qual a melhor e mais adequada para si. Pode começar por investir pequenas quantias utilizando diversas estratégias e, assim, testar a mais adequada para o seu investimento.

Desta forma, esta ferramenta permite-lhe confirmar se as suas ideias e estratégias de investimento são as melhores para si, oferecendo-lhe ainda a possibilidade de acompanhar as movimentações dos melhores investidores do mercado e comparar o seu portefólio com os destes especialistas.

AEM – Emitentes Portugueses: a app do mercado financeiro nacional

A maioria das apps referidas anteriormente estão muito direcionadas para os mercados internacionais, ou seja, embora tenham algumas informações sobre o mercado português, sobretudo as mais completas, não permitem que os investidores que querem investir no nosso mercado tenham acesso a informações, análises e relatórios detalhados especificamente sobre o mercado financeiro português.

É com o objetivo de colmatar esta falha que a AEM (Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado) lançou a app AEM – Emitentes Portugueses. Esta aplicação disponibiliza aos investidores informação relevante acerca das empresas cotadas no mercado de capitais português que sejam associadas da AEM, incluindo preços, gráficos, relatórios, notícias e outros conteúdos. Na aplicação estão também disponíveis todos os conteúdos inerentes à AEM e as notícias mais relevantes e com maior impacto para o mercado português. 

Ler Menos