Economia Pessoal

MB Way: tudo o que precisa de saber

24 Abril, 2019

O MB Way veio simplificar o dia-a-dia dos consumidores. Agora, através do smartphone, é possível realizar pagamentos e transferências bancárias sem recorrer ao cartão de multibanco. Mas como funciona? E quais são as vantagens e desvantagens? Conheça todas as funcionalidades desta aplicação.


Como funciona o MB Way?

O MB Way foi lançado pela SIBS há cinco anos e é visto como uma evolução do MB Net, contando já com mais de 1 milhão de utilizadores em Portugal. A aplicação veio revolucionar o mundo dos pagamentos, uma vez que basta descarregar a app e através de um smartphone ou de um tablet poderá fazer compras online ou transferências sem ter de recorrer ao cartão bancário. Para começar a utilizar o serviço, o primeiro registo deve ser efetuado numa caixa multibanco, escolhendo a opção de registar-se no MB Way: o seu cartão bancário fica assim associado ao seu número de telefone e depois só terá de criar um código de seis dígitos de forma a que a ativação esteja concluída. De seguida, basta descarregar a aplicação e usufruir de tudo o que o serviço oferece.

Ler Mais

O MB Way tem várias funcionalidades, nomeadamente enviar e receber dinheiro, criar e gerar cartões de crédito virtuais, pagar em loja ou em restaurantes ou até gerar um código para fazer levantamentos no multibanco.

O MB Way também veio simplificar as compras online em segurança. Nos sites que disponibilizam pagamentos por MB Way, só terá de introduzir o seu contacto. Através da aplicação, irá receber uma notificação do pedido de pagamento e só precisa de aceitar, colocar o seu código PIN e o pagamento fica automaticamente efetuado. Para fazer transferências, só terá de escolher a opção “Transferir dinheiro”, introduzindo o número do telemóvel da pessoa para a qual pretende transferir o montante e o destinatário irá receber uma notificação, indicando que a transferência foi recebida com sucesso. É importante ter em conta que, nos envios e recebimentos, o limite por operação é de 750€ num total de 2.500€e de 50 transferências por mês.

A estas opções, o MB Way juntou ainda, em 2019, a funcionalidade “Utilizar Multibanco”, que lhe permite realizar a maior parte das operações disponíveis nas caixas automáticas. Agora, poderá realizar pagamentos de serviços, ao Estado, carregamentos de títulos de transporte e de telemóveis sem introduzir o seu cartão bancário na caixa ATM. Basta aceder à aplicação para ler o código QR apresentado no ecrã e colocar o pin ou a sua impressão digital. Após a validação, o multibanco é desbloqueado e já poderá aceder à maioria das operações regulares, sendo que para isso deverá atualizar a app e, claro, tem de ter obrigatoriamente acesso à Internet.

MB Way: Quais são as vantagens e desvantagens?

O MB Way é considerado um serviço de pagamento útil, prático, cómodo, eficiente e seguro para o utilizador e os números são bastante esclarecedores: um estudo realizado pela Basef Banca da Marktest concluiu que, de fevereiro a setembro de 2018, um milhão e 154 mil indivíduos realizaram pagamentos com o telemóvel. Se ainda não aderiu a esta ferramenta, saiba que todas as comunicações são efetuadas com HTTPS (sistema que torna as ligações seguras) e com certificados de autenticação do cliente. A SIBS assegura ainda que “a segurança está garantida, porque nunca há partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante. Além disso, todas as operações são validadas com o PIN MB Way e as compras têm um limite de valor diário”.

Outra das grandes vantagens do MB Way é ser uma aplicação gratuita e de não ter custos associados para quem recebe ou para quem faz transferências. No entanto, em 2019 alguns bancos demonstraram a intenção de passar a cobrar aos utilizadores uma comissão pelas transferências, por isso o melhor será informar-se se o seu banco irá implementar essa medida. Outro aspeto positivo está relacionado com o facto de as transações serem imediatas, ou seja, não precisa de esperar até dois dias úteis caso transfira ou queira receber dinheiro de alguém que não tem conta no seu banco, uma vez que o valor é disponibilizado no momento.

Além disso, pode definir um valor limite diário de pagamentos no MB Way, sendo que é possível alterá-lo a qualquer momento de acordo com as suas necessidades. E no caso de se esquecer do cartão de multibanco em casa, saiba que através da opção “O meu número” pode efetuar pagamentos em lojas aderentes, tendo apenas que encostar o seu smartphone ao terminal de pagamento. Com o MB Way tem ainda a vantagem de poder ganhar prémios através do passatempo MB Way Challenge: todos os meses há promoções, ofertas e desafios em que poderá participar. É claro que se o seu telemóvel não for um smartphone, não poderá aderir a este serviço e estará sempre dependente do acesso à Internet.  No entanto, a SIBS considera que o rápido crescimento do MB Way “prova que os portugueses procuram cada vez mais soluções que tornem os pagamentos mais simples, cómodos e rápidos”. Maria Antónia Saldanha, diretora de marca e comunicação da SIBS reforça a ideia de que “numa sociedade cada vez mais digital e cashless, é essencial que o acesso ao multibanco possa ser feito sem a obrigatoriedade de um cartão físico, que tantas vezes fica esquecido, num bolso ou em casa”.

Ler Menos