Radar económico

Banco Finantia no ranking das 140 marcas com maior valor financeiro reputacional em Portugal

19 Março, 2019

O Banco Finantia ocupa a 135ª posição no estudo 2019 Brand Reputation Value realizado pela multinacional On Strategy. No ranking constam empresas de diversos setores e indústrias e o Banco Finantia faz parte dos dez primeiros no setor bancário.


2019 Brand Reputation Value

A On Strategy desenvolve um estudo de valor financeiro da reputação desde 2017, com o objetivo de avaliar a reputação financeira das marcas em Portugal. O estudo “resulta da aplicação dos resultados de reputação que cobre um período de cinco anos aos resultados financeiros das operações das organizações, tendo também em atenção a ponderação de dois indicadores: a força e a sustentabilidade reputacional e o risco de cada setor/indústria”, explicou Pedro Tavares, partner e CEO da On Strategy, em entrevista ao Jornal de negócios.

Ler Mais

A gestão do valor financeiro da reputação é considerado um dos parâmetros mais importantes para que uma organização, independentemente do setor, seja mais valorizada em termos reputacionais. E este elemento é colocado em evidência neste estudo, de forma a aferir o valor de negócio afeto à reputação da marca e identificar o valor financeiro de negócio que pode ficar exposto a risco perante uma eventual crise reputacional.

De acordo com este estudo, “a reputação é a perceção que os diferentes stakeholders têm sobre as ações passadas e as expetativas futuras das instituições e das marcas”. É por isso que tanto a dimensão emocional, como a racional acabam por influenciar a forma como os stakeholders vêem as organizações.

Mas afinal, qual é a importância da reputação para as marcas? Ora, a reputação é um dos indicadores fundamentais para a gestão das organizações, pois este é um fator que pode afetar os resultados da empresa. Assim, é essencial que todos os colaboradores saibam qual é o valor financeiro e o risco reputacional da organização de maneira a que estes não vejam a gestão reputacional como uma responsabilidade da área do marketing, mas sim como um aspeto que deve ser do interesse de todos.

Banco Finantia nos 10 primeiros lugares na Banca

As marcas devem ter a noção de que para manterem bons resultados reputacionais é necessário entenderem que todos os indvídiduos nas empresas “afetam positiva ou negativamente os atributos de produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, e performance de negócio e financeira, que se refletem na admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das organizações”, afirma Pedro Tavares.

Apesar de em Portugal as indústrias dos brinquedos, automóveis, alimentação e bebidas apresentarem melhores índices de reputação, no setor bancário o Banco Finantia ocupa a décima posição.

No estudo “2019 Brand Reputation Value”, o Banco Finantia encontra-se na 135ª posição, fazendo parte das 140 marcas que apresentam maior valor financeiro reputacional em Portugal. A verdade é que cada vez mais as marcas têm a noção da importância desta vertente, na medida em que consideram o valor reputacional um dos seus principais pilares e o Banco Finantia não é exceção.

Os indicadores financeiros do Banco Finantia falam por si: no primeiro semestre de 2018, os lucros do banco aumentaram para 21,6 milhões de euros, representando uma subida de 11% face ao período hómologo do ano anterior. E concluiu-se que estes resultados eram sustentados por uma solidez financeira, medida pelo rácio Core Equity Tier 1, atingindo 20%, uma das percentagens mais elevadas da banca europeia.

De acordo com o ranking de 2017 da revista britânica The Banker, o Banco Finantia ocupa atualmente a quinta posição na lista dos 250 maiores  bancos da União Europeia, apresentando bons resultados em termos de eficiência e solidez financeira. É bom lembrar que o seu trabalho tem sido reconhecido ao longo dos anos uma vez que tem recebido inúmeros prémios internacionais, sendo de realçar os prémios atribuídos pela Euromoney, tais como “Best Securities Firm in Portugal”, “Best Smaller Bank in Western Europe” e “Best Smaller Investment Bank in the World”.

É importante também salientar que em 2018 a revista The Banker revelou que o Banco Finantia voltou a estar no ranking dos 1.000 maiores bancos do mundo, , o que explica o facto de o Banco Finantia, no estudo 2019 Brand Reputation Value, se encontrar na décima posição no setor bancário.

Ler Menos