Cultura e lazer

Os melhores destinos para descobrir em 2019

18 Janeiro, 2019

Se é um apaixonado por viagens e acredita que a melhor forma de começar o ano é com uma viagem, descubra quais são os melhores destinos para visitar em 2019.


Bali: dos templos às praias paradisíacas

Se ainda não se deixou seduzir por nenhum destino em particular, renda-se a Bali! Esta cidade vai surpreendê-lo, não só pelas praias paradisíacas que são dignas de postais, como também pela própria cultura que, sem dúvida, se distancia da nossa a todos os níveis.

Ler Mais

A Indonésia dispõe de inúmeras belezas naturais, animais exóticos como dragões de Komodo, tigres e elefantes, mas também paisagens que irão deixá-lo de queixo caído. A verdade é que Bali é um destino que se está a tornar tendência, ainda com muitos locais escondidos por explorar. Então, afinal, o que poderá esperar de Bali? Para começar, templos – são mais de 600 e superam até o número de casas! -, ou não fosse esta conhecida como a ilha dos Deuses!

Se vai para Bali com o objetivo de relaxar, aproveite para desfrutar das praias paradisíacas, conhecidas pela água turquesa e a areia branca, que são de cortar a respiração. Mas não é tudo! Se é um amante de surf, vai delirar com estas ondas, pois Bali é também conhecida por ter as melhores surf breaks do mundo.

Não deixe de visitar os sagrados Mount Batur e Mount Agung, que fazem juz à paisagem tipicamente vulcânica da cidade, com cerca de 1.717 e 3.124 metros de altitude, respetivamente. A caminhada é longa, porém garantimos que ao chegar ao topo, todo o esforço será recompensado. E não se esqueça: visite também as famosas plantações de arroz, nomeadamente os terraços de arroz de Jatiluwih, que fazem parte do Património Mundial da UNESCO.

Lodz: a cidade das quatro culturas

Sabe-se que Lodz foi considerada a capital do setor têxtil na Europa durante o século XX devido à chegada de artesãos e outros trabalhadores que vinham de diversas partes do mundo para trabalhar nesta área durante o Império Russo. Hoje, Lodz é conhecida como a cidade das quatros culturas, já que guarda uma forte herança de quatro povos: polaco, russo, judeu e alemão.

Lodz é a terceira maior cidade da Polónia e é marcada por uma mistura entre uma arquitetura tradicional e edifícios modernos. Se é um apaixonado por museus e ruas repletas de cultura, aproveite para visitar a zona da Manufaktura e o Palácio dos Poznanski – garantimos que não se vai arrepender!

E dizemos-lhe mais: Lodz é a cidade perfeita para passear porque reúne história, cultura e momentos de lazer. A rua Piotrkowska é conhecida por ser a maior rua comercial do mundo: ao longo de mais de 4 quilómetros vai poder admirar lojas de marcas conhecidas a nível mundial, lojas artesanais e também provar a gastronomia típica da região, como os famosos zurek e pierogi.

Os verdadeiros amantes de pubs, têm de parar obrigatoriamente na Piotrkowska, mais que não seja para provar a típica cerveja polaca: a Polska. Ficou com vontade de fazer as malas para viver esta experiência? Então vai gostar de saber ainda que Lodz é um destino bastante acessível, com viagens e preços bastante em conta.

 Uzbequistão é história, é arte, é recordar!

Gosta de sair da sua zona de conforto e confrontar-se com realidades distintas da sua? Então, o Uzbequistão pode ser o destino perfeito para si. Sugerimos que comece por Samarkand, Bukhara ou Khiva, pois além de serem consideradas património mundial pela UNESCO, enchem o olho a qualquer viajante.

Se gosta de história, este é o local onde vai poder reviver os tempos da Era Soviética – as grandes avenidas, as estações de metro, os edifícios grandiosos como o Hotel Uzbekistan, ou os comboios do estilo soviético. Mas não é tudo! Aqui também vai poder reviver a Rota de Seda e mergulhar na arquitetura islâmica, caraterizada pelos seus tons azuis. E não se esqueça de experimentar o prato regional Plov – arroz frito com carne e vegetais – ou no caso de ser mais de doces opte pelo pastel recheado Somsa.

 A aventura das Montanhas Great Smoky

Para os mais aventureiros, o Parque Nacional Great Smoky Mountains, que atravessa a fronteira entre a Carolina do Norte e o Tennessee, é um local de passagem obrigatória nos EUA. Este parque, que recebe cerca de 10 milhões de visitantes todos os anos, oferece as melhores caminhadas a leste do Mississippi e ainda tem a vantagem de ser gratuito.

Precisa de mais motivos para ir até ao parque mais visitado da América? Se é uma pessoa que gosta de natureza, este é o lugar certo para descobrir as plantas e os animais da região e lembre-se que estas montanhas são parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. A título de curiosidade, sabia que as Montanhas Great Smoky abrigam a maior população de ursos negros do leste dos EUA? Ora aqui tem mais uma razão para não perder a oportunidade de explorar esta atração turística!

 

Ler Menos