Cultura e lazer

Gosta de ler e partilhar? Junte-se ao Clube!

10 Outubro, 2018

Ler um livro pode ser uma experiência pessoal e solitária… ou partilhada! São ambas boas opções, mas se gosta muito do último conceito, damos-lhe a conhecer os Clubes de Leitura de que pode vir a fazer parte em Portugal.


A Biblioteca de Penha de França tem um Clube de Leitura

Sabe onde vai querer estar na última quarta-feira de cada mês, pelas 17h30? Na Biblioteca de Penha de França, em Lisboa, junto da sua comunidade de leitores! No dia 31 de outubro, por exemplo, pode partilhar ideias e opiniões sobre A Obra ao Negro, de Marguerite Yourcenar, um romance histórico que, ao longo de 348 páginas, lhe apresenta um personagem chamado Zenão que almeja a mudança e a liberdade de pensar num mundo conturbado.

Se a história sobre uma camponesa de 15 anos que se vê obrigada a vestir-se de soldado para sobreviver num mundo de homens lhe parece interessante, marque na agenda o dia 28 de novembro, porque é dia de falar sobre o livro de Rosa Montero A História do Rei Transparente. Bem pertinho do Natal, a 19 de dezembro, resta-lhe ainda tempo para uma última leitura: Os Malaquias, da escritora Andréa del Fuego e vencedor do Prémio Literário José Saramago 2011. A melhor parte é que a entrada é livre, mediante inscrição prévia!

Ler Mais

Bertrand Braga: vamos ao clube de leitura?

É fã de Isabel Allende? Então temos uma sugestão para o fim-de-semana de 2 de novembro em Braga: ir ao Clube de Leitura, da Bertrand, para que possa participar na leitura e discussão da obra A Casa dos Espíritos. Quer tenha lido o livro ou esteja a aproveitar a ocasião para o ler, acreditamos que as paixões, lutas e segredos transversais a três gerações da família Trueba, num contexto de revolução e contrarrevolução, vão dar muito que falar! Encontramo-nos pelas 15 horas, na Liberdade Street Fashion Braga?

Leituras na Casa de Fernando Pessoa

Ir à estante na Casa de Fernando Pessoa, em Lisboa, é possível dia 24 de outubro, entre as 18 horas e as 19h30. E a obra escolhida para este mês é… O Banqueiro Anarquista! Caso não conheça, saiba que se trata de uma espécie de sátira dialética, construída com diálogos platónicos entre dois personagens anónimos, um dos quais passou de ex-operário a banqueiro. Para o convencer, podemos ainda dizer-lhe que O Banqueiro Anarquista é considerado umas das melhores obras de ficção do poeta. Inscreva-se que a entrada é gratuita!

O Clube certo para quem gosta de partilhar leituras pessoais

Foi o gosto pela leitura e partilha que levou a ex-jornalista e blogger Sónia Morais Santos, do “Cocó na Fralda”, a criar o seu próprio Clube de Leitura! Gostava de participar? Então saiba que basta entrar no blog, acompanhar o evento e inscrever-se facultando o seu nome, e-mail, contacto telefónico, sem esquecer, claro, de dizer que livro, ou livros, pretende levar para serem discutidos em praça pública. Que é como quem diz a FNAC de Colombo, em Lisboa! O mais curioso neste Clube de Leitura é a forma como funciona: sim, vai alternando entre a partilha de leituras pessoais e o debate de um livro em particular. Experimente!

Gostava de organizar o seu próprio Clube de Leitura?

Se adora partilhar o que leu com outras pessoas e não conhece nenhum Clube de Leitura perto de si ou na sua cidade… dê início a um! Por exemplo, pode começar por perguntar às pessoas mais próximas se gostavam de participar num evento deste tipo e perceber qual seria a adesão. Os próximos passos passariam por definir o espaço físico do Clube de Leitura, a frequência com que se reuniriam e se debateriam o mesmo livro ou as escolhas pessoais de cada um. Nada como experimentar!

Ler Menos