Saúde

Quer descansar melhor à noite? Adote boas rotinas!

25 Setembro, 2018

Embora durma o suficiente acorda sempre com uma sensação de cansaço inexplicável? Hoje apontamos os principais culpados e explicamos-lhe como pode ajudar o seu organismo a descansar melhor!


A luz azul dos telemóveis é inimiga do descanso!

Se o que quer é descansar melhor, evite dar uma última espreitadela nas redes sociais mesmo antes de ir dormir! Sabe porquê? A luz azul dos telemóveis e computadores trava a produção de melatonina, a hormona responsável não só por nos ajudar a dormir como a relaxar.

Isto acontece porque, explica o investigador Richard Hansler da Universidade John Carroll, a luz interrompe os ritmos cardíacos naturais do sono, precisamente porque a melatonina é suprimida. Assim, evite mexer neste tipo de dispositivos eletrónicos – ou até mesmo ver televisão! -, pelo menos 30 minutos antes de se ir deitar.

Vai mesmo comer antes de ir dormir? 

Ler Mais

Se é daquelas pessoas que não passa sem comer alguma coisa antes de ir dormir saiba que estas “ceias” podem prejudicar a qualidade do seu descanso, sobretudo se comer muito ou se refeições pesadas e ricas em hidratos de carbono. Sim, é que ao fazê-lo está a obrigar o corpo a trabalhar durante a noite de forma a conseguir fazer a digestão e como consequência acordará mais cansado.

Evite também comer alimentos ricos em açúcar porque o seu consumo está relacionado com um efeito energizante, uma rápida subida de glicemia e com uma resposta estimulante do ponto de vista metabólico. Então como deve agir? Ora, se tiver fome, deve optar por comer apenas um snack leve uma hora antes de ir para a cama.

Troque o café por um chá calmante e relaxante

O café tem propriedades estimulantes e como tal não é ideal para beber à noite, se o que pretende é preparar o seu organismo para descansar. Além disso, os cientistas da Universidade do Colorado-Boulder e do Laboratório de Biologia do Medical Research Council de Cambridge revelaram que o café consegue mesmo interferir com o ritmo do organismo, tendo um impacto nas células produtoras de melatonina que ficam incapazes de cumprir a sua função, isto é, provocar o sono. Como é diurético também fará com que precise de se levantar mais vezes para ir à casa-de-banho!

Como alternativa, pode tomar um chá: beber uma chávena de chá de valeriana antes de deitar vai ajudá-lo a dormir melhor graças às suas propriedades calmantes e relaxantes. E dizemos-lhe mais! Para descansar melhor no inverno e ter uma boa noite de sono pode preparar uma infusão de camomila, chá reconhecido pelas suas propriedades calmantes, e no verão ficará bem servido com uma chávena de chá de hortelã porque além de ser calmante é mais fresco!

Bebidas alcoólicas à noite? É melhor não…

Como se costuma sentir sonolento após beber um copo de vinho tinto pensa que poderá de alguma forma ajudá-lo a dormir melhor? Ora, não podia estar mais enganado! Embora numa primeira fase o álcool crie sonolência, ao afetar o mecanismo do cérebro que regula o sono e a vigília causa outras alterações no sistema de equilíbrio interno que regula a necessidade de sono, potenciando períodos de sono com várias interrupções. Quem o diz é um estudo levado a cabo na Escola de Medicina da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Alcohol. Além disso, o álcool é diurético, o que aumenta a necessidade de ir à casa-de-banho e força a interrupção do sono.

O ambiente importa no que toca ao descanso

O que queremos dizer com isto? Que o sítio onde vai dormir também deve ser propício a um bom descanso. Para tal, o quarto deve ser escuro, silencioso e estar a uma temperatura amena e agradável para si – a sensação de calor não ajuda em nada a descansar e a relaxar levando-o a mexer-se muito durante a noite.

E já pensou em perfumar as almofadas da cama? A verdade é que encontra no mercado sprays de alfazema, valeriana e passiflora, conhecidos por serem ingredientes naturais que ajudam a relaxar, para borrifar na almofada e que prometem criar um ambiente favorável ao descanso.

Ouvir música ou ler um livro: aposte em momentos relaxantes! 

Uma hora ou 30 minutos antes de ir dormir, pode pôr em prática alguns rituais relaxantes para o ajudar a descansar. Ler um livro, ouvir uma música calma ou tomar um banho com sais relaxantes ajudará a fazer a transição de uma fase mais ativa para uma fase mais tranquila. Como tal, deve evitar fazer limpezas ou arrumações porque são atividades que exigem de si um ritmo maior e menos relaxado.

Ler Menos