Cultura e lazer

Da prateleira para o prato: seis mercearias em Lisboa e no Porto para sentar e comer!

2 Agosto, 2018

E se o que estivesse exposto nas prateleiras da mercearia do seu bairro fosse servido à mesa? É o conceito por detrás de todos os sítios que lhe vamos apresentar, em Lisboa e no Porto. Descubra-os um a um!


Il Mercato: Itália fica aqui tão perto (Lisboa)

No Páteo Bagatela, em Lisboa, encontra um sítio onde pode degustar os melhores produtos de Itália – trazidos diretamente de avião! – à mesa ou comprá-los na mercearia do espaço para confecionar no conforto de sua casa. Estamos a falar do Il Mercato, que é gerido por Tanka Sapkota, conhecido como o chef nepalês mais italiano de Lisboa! Por lá, a jóia da coroa é a mozarela, da região da Campânia, mas podemos dizer com toda a certeza que o enchido de Zibello e o Parmigiano – Reggiano Vacche Rosse não lhe ficam nada atrás.

E aqui as certezas são estas: a massa é fresca – entre cristas de galo, curve rigati, fiore, mafalde ou cellentani é só escolher -, feita exclusivamente com ovos biológicos e preparada sempre à sua frente! O menu muda todos os dias para lhe proporcionar uma verdadeira experiência gastronómica, mas se optar pelas sugestões da carta experimente coisas maravilhosas como o bife do lombo com parmesão DOP ou ricota com tomate seco e nozes. Anseia por mais? Passe pela mercearia do Il Mercato à saída e compre os ingredientes que acabou de provar!

A centenária Mercearia do Miguel modernizou-se (Porto)

Ler Mais

Há mais de 100 anos que a Mercearia do Miguel, de frente para o rio Douro, faz as delícias de quem lá passa. E embora o proprietário já não seja o Miguel, mas sim o Nuno e a Teresa, uma coisa é certa: após recuperarem o charme do número 130 da Rua do Passeio Alegre, conhecido pela sua fachada em azulejos verde-água, trataram da ementa. Esta é composta por quiches, crostinis, saladas, tostas, bruschettas, queijos, presuntos, enchidos e deliciosos bolos caseiros. Ideal para quem procura algo mais leve para comer num dia quente de verão juntamente com uma fresca cerveja artesanal, não é?

Se a ideia dos donos passava por criar um espaço para desfrutar dos produtos vendidos no local, foram bem-sucedidos. Nisso, e no facto de continuarem a alimentar a vida de bairro tão característica da Cantareira de quarta a domingo, entre as 9h30 e as 17h30, com vários produtos como vinhos, frescos (frutas e legumes) e produtos gourmet ou artesanais de qualidade. O espaço acolhedor ganha muito ao manter a sua traça antiga através da balança de outros tempos, fotos do primeiro proprietário e até um documento que atribuiu o licenciamento sanitário ao espaço no século passado.

Prado Mercearia: uma mercearia à antiga (Lisboa)

O Prado é o nome de um restaurante bem conhecido em Lisboa. Mas não é desse que lhe queremos falar! Sim, a sua mercearia abriu umas portas ao lado entre as 10h e as 20h de segunda a sábado, onde morava a antiga Conserveira Lisbonense, e tem muitos elementos que o vão fazer viajar no tempo como é o caso do balcão de madeira com portas de vidro, a balança antiga ou as gavetas com as especiarias.

Os produtos, esses, são do agora: vinhos portugueses de várias regiões, azeite e mel nacionais, legumes, fruta biológica, enchidos, queijos de Azeitão, São Jorge, São Miguel ou da Serra, produtos a granel e granola caseira constam da lista. E nem faltam petiscos. Desde bolos a salgados, sandes feitas com queijos e enchidos, a sumos naturais e também conservas… é só escolher! Vamos almoçar ao Prado Mercearia?

Casa Diogo: Biscoitaria, Mercearia e Petiscaria (Porto)

Há quatro anos que, de segunda a sábado, das 11h às 19h30, a Casa Diogo brinda os portuenses, bem como de toda a gente que passa pelo número 416 da Rua de Miguel Bombarda, com o cheirinho a biscoitos, bolachas e tostas artesanais produzidos pela sua família há seis gerações. A receita dos cacos, digestivos, torcidos e patuscos fica em segredo – a alma de qualquer bom negócio! – mas sabe-se que não levam nem corantes nem essências!

Na mercearia encontra produtos transmontanos de qualidade como queijos, enchidos, vinhos, azeitonas, compotas, frutas e leguminosas, que lançam pistas para os pratos que pode comer por lá, se decidir sentar-se um bocadinho. É o caso da feijoada à transmontana ou da alheira assada com batata a murro, servidos no local. O espaço é acolhedor, familiar, decorado com móveis antigos em madeira coloridos, mas se quiser muito, muito ir é preciso fazer marcação. Fica a dica!

Mercearia da Mila: nasceu do amor e oferece opções saudáveis (Lisboa)

O que é que pode acontecer quando um casal se conhece em Londres e decide casar no Alentejo? Ora, por vezes isso dá frutos! Foi o que aconteceu com Tiago e Mila que abriram em Santos a Mercearia da Mila, um sonho conjunto. Logo bem cedinho pela manhã – todos os dias às 8h30 em ponto! – este espaço oferece aos lisboetas uma grande variedade de pastelaria, pão cozido no local, fruta, legumes e peixe. Além dos frescos, tem também produtos típicos deste tipo de espaço como sardinhas em lata, vinhos, compotas, enchidos, quejos e muito mais!

Aqui não se produz em massa e dá-se prioridade aos ingredientes e frescos cultivados e produzidos localmente, o que significa que na Mercearia Mila se come o que é da época. Mas não só: também encontra produtos do mundo escolhidos a dedo, não fosse este casal dado a viagens! E este é mesmo o sítio certo para quem procura opções mais saudáveis para comer em casa ou mesmo por lá. As saladas, por exemplo, são feitas com ingredientes à sua escolha e tem opções de refeições leves e deliciosas como quinoa com ervas frescas, massa com pesto, lasanha de vegetais, couscous de beterraba… Vamos?

Quintal Bioshop: Produtos de mercearia biológicos e orgânicos (Porto)

Já que estamos a falar de mercearias saudáveis, queremos abrir-lhe o apetite por um sítio onde os ingredientes que vai experimentar vêm quase todos das caixas de legumes e frutas do Quintal Bioshop. Sim, esta foi uma das primeiras mercearias biológicas a abrir no Porto e pretende chegar até si com várias sugestões vegan, chamuças, bolos caseiros, sumos naturais, chás e infusões biológicas, cafés, tartes de maçã e bolinhos de canela que poderá desfrutar na zona de cafetaria ou na esplanada ajardinada. Aqui, além de poder comprar os produtos biológicos que provou à mesa, pode ainda comprar cosméticos naturais e fazer workshops de cozinha!

Ler Menos