Cultura e lazer

Dar a volta ao mundo em 5 livros

29 Junho, 2018

Uma das melhores coisas da literatura é fazer-nos viajar sem sairmos do mesmo sítio! A pensar nisto, selecionámos cinco livros que retratam personagens, viagens e lugares inesquecíveis.


1. On the road, Jack Kerouac

Sabe qual é que é considerado um dos melhores livros sobre viagens do mundo? O romance On The Road (Pela Estrada Fora). E as razões estão à vista, sobretudo para a geração dos anos 60: em cerca de 400 páginas vai poder deliciar-se com as viagens quase auto-biográficas de costa a costa pelos Estados Unidos do autor Jack Kerouac ao lado do seu amigo Neal Cassidy (e mais amigos), anos após a Segunda Guerra Mundial.

Tudo começa na cidade de Nova Iorque: aí visite um dos lugares preferidos da geração beat – que se fazia à estrada de mochila às costas -, o Club Village Vanguard que está de portas abertas desde 1935. A viagem segue caminho para Oeste mas não sem antes passar pelo Hudson River Park, um refúgio nas margens do Rio Hudson por entre prédios e arranha-céus, e se deixar deslumbrar por um pôr-do-sol único em New Jersey.

E não ficamos por aqui. Neste livro, em modo guia de viagens, não vai faltar uma passagem por Chicago e referências ao Jazz, nem por Algiers, em Nova Orleães, onde pode ver casinhas vitorianas decoradas ao estilo gingerbread e visitar lojas especializadas em rebuçados como a Southern Candymakers. Além disso, não se esqueça de dar um saltinho à capital do Colorado, Denver, hoje conhecida pelos seus restaurantes modernos e as suas micro-cervejarias.

Ao chegar a São Francisco há uma paragem obrigatória. Estamos a falar de Telegraph Hill e as suas baías: o local perfeito para ver as vistas. No fim vem… Los Angeles! Pela Estrada Fora vai captar a sua atenção ao relatar a incessante busca por novos conhecimentos e experiências e vai inspirá-lo a viajar desde a primeira página… Fica desde já feito o aviso à navegação para os amantes da mítica estrada norte-americana, a Route 66!

2. La sombra del viento, Carlos Ruiz Zafón

Ler Mais

O livro La Sombra del Viento – A Sombra do Vento, em portuguêsdo espanhol Carlos Ruiz Zafón, é como ter um guia de viagem a Barcelona na mão, mas numa versão melhorada! A verdade é que este escritor tem o dom de nos transportar, em género suspense, pelos becos e ruelas de Barcelona de uma forma tão fidedigna que ao chegar lá reconhecemos cada recanto como a palma das nossas mãos.

A história, essa, vive das personagens e do espaço e bastam precisamente 399 páginas repletas de mistério, romance e aventura para viajar no tempo até ao ano de 1945, num período pós-guerra. Mas a ideia é que viva Barcelona no agora: parta você à descoberta desta cidade pela mão de Daniel, de 11 anos, e do pai que lhe dá um presente único e renda-se aos encantos da cidade.

3. A Praia, Alex Garland

A estação mais quente do ano já chegou e você não vê a hora de se banhar em águas azul-turquesa e passear por quilómetros e quilómetros de areal branco? Enquanto isso não acontece pode, como alternativa, sonhar acordado com a Tailândia e as suas belas praias desertas através das palavras de Alex Garland, autor do romance A Praia.

É que embora date de 1996, o livro do escritor inglês torna-se intemporal ao contar, página após página, a história de um viajante que procura o paraíso na Terra. Paraíso esse que ganha a forma de uma praia lendária, idílica, isolada e intocada pelo turismo. A única forma de o descobrir também é encarnar o personagem e ir até lá… através da leitura!

Além disso, o livro consegue capturar o ambiente das ilhas tailandesas de forma muito real: estamos a falar de Koh Samui, Koh Phangan, Koh Samet e Koh Tao… só para mencionar algumas. Mas antes de chegar ao Golfo da Tailândia inicie a viagem por Khao San Road, em Banguecoque. É aí que encontra alojamento a um preço acessível, vida nocturna intensa e o lugar certo para provar comida exótica.

4. A Casa dos Espíritos, Isabel Allende

O que é que o livro A Casa dos Espíritos, da autoria de Isabel Allende, tem a ver com o Chile? Tudo! Este romance vai conduzi-lo por três gerações diferentes da família Trueba e contar-lhe pouco a pouco como é a sua vida no campo e na Capital do Chile, num contexto de revolução e contra-revolução.

Por um lado, é a história que vai prendê-lo do início ao fim, por outro vai render-se à identidade e descrição das paisagens chilenas que se compõem de desertos áridos, glaciares e vulcões. Um bom exemplo disso é o Parque Nacional de Tolhuaca… Mas o melhor mesmo é ver por si! E sabe que o Chile também é conhecido pelo vinho? Amantes de Chardonnay Casablanca, podem fazer-se ao caminho!

5. The Great Railway Bazaar, Paul Theroux

Uma viagem épica de 120 dias, passada em 1973, que começa em Londres e segue rumo à Europa, Médio Oriente, Índia e Ásia é a história por detrás do livro The Great Railway Bazaar do romancista Paul Theroux. E se gosta de viajar de comboio podemos dizer que este travelogue – ou livro de viagens, se preferir – foi escrito a pensar em si. Sim, vai percorrer de forma magistral linhas tão importantes no mundo como a Linha Transiberiana e a Grand Trunk Express.

Pelo caminho que fará como leitor acreditamos que não ficará indiferente às descrições dos muitos lugares, culturas, pessoas, sem esquecer as vistas e os sons. Tal qual como aconteceu com o próprio autor e que tão bem o põe por escrito. Mas aqui fica uma dica de amigo: melhor, melhor é tirar uns dias e partir em viagem porque depois de ler este livro,“ficará com o bichinho”.

Ler Menos