Cultura e lazer

Onde beber cerveja artesanal em Lisboa e no Porto?

21 Junho, 2018

Temos uma boa notícia se gosta de cerveja artesanal nacional, internacional, à pressão ou engarrafada. Fizémos uma lista com os melhores sítios para provar a bebida do momento em Lisboa e no Porto!


Brewpub e Tap Room: quais as diferenças?

Antes de começarmos a desvendar, um por um, os melhores sítios para beber cerveja artesanal, é importante explicar-lhe a diferença entre os termos brewpub e tap room. O primeiro é um pub onde são servidas cervejas de produção própria. Uma tap room é uma sala instalada dentro de uma fábrica cervejeira e tem como principal propósito dar a conhecer a cerveja que é produzida na casa.

Quimera Brewpub (Lisboa)

Ler Mais

O túnel que serviu para ajudar D. Manuel II a escapar aquando do ataque ao Palácio dos Republicanos em 1910 deu lugar – imagine só! – a um bar de cerveja artesanal com 12 torneiras. Inspirado nos delis de Nova Iorque (ou não fosse o dono americano), o Quimera Brewpub é onde os verdadeiros apreciadores de cerveja artesanal marcam presença a partir das 17 horas, de quarta a domingo. E quer saber a melhor parte? Conta com uma vasta seleção de cervejas artesanais portuguesas, desde a Passarola à Musa!

Letraria – Craft Beer Garden (Porto)

Nas traseiras do número 101 da Rua da Alegria, em plena cidade Invicta, encontra um refúgio com um amplo jardim e um chafariz que responde pelo nome de Letraria – Craft Beer Garden. E aqui, cerveja artesanal é o que não falta: reúne debaixo do mesmo teto 40 referências, entre as quais destacamos a cerveja artesanal minhota, a Letra, e a dinamarquesa Mikkeller. Para elevar a experiência de beber cerveja artesanal, saiba que neste espaço moderno há edições em garrafa que são maturadas em barrica do vinho do Porto e Moscatel para acompanhar tábuas de queijos ou enchidos!

Crafty Corner (Lisboa)

Os verdadeiros apreciadores de cerveja estão cada vez mais interessados em experimentar cerveja artesanal e a capital está repleta de sítios novos. É o caso do Crafty Corner, que abriu portas recentemente no Cais do Sodré e que promete não o deixar indiferente ao passar pela Rua Bernardino Costa. As janelas enormes vão prender o seu olhar – seja de fora para dentro ou vice-versa -, mas o candeeiro no centro do bar, o lounge e as escadas em caracol não lhes ficam nada atrás!

E o que pode encontrar por lá? Ora, 12 torneiras de marcas de cerveja artesanal exclusivamente lisboeta – Bolina, Oitava Colina, Dois Corvos, Lince, Musa, Pato, Rafeira, Gallas – à sua espera. E sabe porque é que nunca se vai cansar de lá ir? Todas as semanas mudam as cervejas! Para acompanhar tem desde snacks a tábuas de queijo, enchidos e petiscos de fazer crescer água na boca. É o caso dos pastéis de bacalhau e da salada de polvo.

A Fábrica da Picaria (Porto) 

A primeira coisa que vai reparar ao entrar na Fábrica da Picaria são as cubas de inox brilhante que ocupam a zona central e percorrem os dois andares do espaço. E não é caso para admiração: é que neste brewpub situado na baixa do Porto não vai encontrar cerveja artesanal engarrafada. O conceito da cervejaria é passar diretamente da “cuba ao copo”, de forma a preservar ao máximo a pureza e a qualidade da cerveja.

Uma das cervejas que vai poder experimentar à mesa das duas salas ou da esplanada do número 72 da Rua da Picaria é a Lager da Fábrica, uma cerveja de marca própria feita de malte Pilsen, aromática, leve, dourada e com espuma cremosa. E como, regra geral, a bebida puxa comida, saiba que a Fábrica da Picaria é famosa pelos seus petiscos. Experimente os pregos de carne de lombo simples ou com queijo da ilha, hambúrgueres, linguiça ou as tábuas de enchidos e queijos.

Dois Corvos Tap Room (Lisboa)

Há um sítio que tem de colocar no seu radar de segunda a domingo, a partir das 14 horas. Falamos, claro, da Tap Room da cervejeira Dois Corvos. Trata-se de uma extensão da fábrica, onde além de poder acompanhar todo o processo de produção, pode sentar-se a experimentar cerveja artesanal diretamente da fonte na companhia de outros apreciadores. Uma experiência que ganha muito ao poder sentir bem de perto os cheiros próprios da levedura, malte e lúpulos que pairam no ar.

Mas o que corre nas torneiras deste lugar especial em plena Marvila? Ora entre as Dois Corvos habituais está a Finisterra Imperial Porter e a Metropolitan Pale Ale, já entre as edições especiais e sazonais encontra a Tripel (Port & Whisky BA) e a Bolo de Mel. E se gostar muito de alguma destas cervejas produzidas à mão, de acordo com os métodos tradicionais e com ingredientes naturais, leve-a consigo. Sim, aqui encontra growlers – garrafas de vidro de 1 ou 2 litros de cor âmbar escuro – para encher e levar para casa.

Catraio Craft Beer Shop (Porto)

“Adoramos cerveja”, este é o lema do Catraio Craft Beer Shop, um bar descontraído que tem morada fixa na baixa do Porto desde 2015 e onde os amantes de cerveja artesanal se reúnem de terça a sábado, a partir das 16 horas. E se há alguém que percebe de cerveja são eles: ao entrar vai encontrar uma equipa que está ansiosa por recomendar-lhe uma cerveja ao seu gosto, entre uma oferta de mais de 100 marcas nacionais e internacionais.

Para beber à pressão, na esplanada ou no espaço interior, tem disponível, por exemplo, a Vandoma Rua Escura, Oitava Colina Vila Maria, Weihenstephaner Vitus ou a OPO 74 Red Mosquit. Contudo, para alimentar o espírito da descoberta, todos os meses há novidades e nas cervejas de pressão nunca se repete um barril. E dizemos-lhe mais. Como o Catraio Craft Beer Shop também tem uma loja, pode levar para casa a sua cerveja artesanal preferida!

Ler Menos