Economia Pessoal

9 questões a fazer antes de comprar um portátil

27 Fevereiro, 2018

Precisa de um portátil para escrever, enviar e-mails, navegar na internet, editar vídeo ou fotografias? Aprenda a escolher o melhor para si de acordo com as suas necessidades!


Comprar um portátil essencial, multimédia ou transportável?

Os portáteis estão divididos por categorias: essencial, multimédia e transportável. Por exemplo, um portátil essencial é perfeito para as tarefas do dia-a-dia como navegar na internet, consultar o e-mail, editar textos, folhas de cálculo ou visualizar conteúdos multimédia. A autonomia da bateria varia entre 4 e 6 horas, o peso entre 2 e 4 quilos, dependendo do modelo, e o monitor, de 14 ou 15 polegadas é de qualidade média. De acordo com a DECO, o portátil essencial tem “uma boa relação entre o desempenho, o preço e a autonomia”.

Já um portátil multimédia tem características que são ideais para quem privilegia uma alta performance. Têm um ecrã maior, mais memória RAM, placas gráficas com memória dedicada e colunas integradas com qualidade superior. Sendo mais adequado para quem joga videojogos ou edita conteúdos multimédia.

Um computador transportável prima por ter uma bateria de longa autonomia, ecrãs a partir das 17 polegadas mas ao contrário do que o nome possa indicar não são mais leves! O desempenho de um portátil multimédia ou de um portátil transportável é melhor do que um essencial mas são mais caros.

E os portáteis híbridos?

Ler Mais

Os híbridos juntam o melhor de dois mundos: é um ultrabook – um portátil topo de gama, leve e com velocidades de processamento acima da média – que se pode transformar num tablet. Além disso, os computadores portáteis híbridos são um produto bastante apelativo porque são ideais para levar para qualquer lado, graças à longa autonomia da bateria.

No caso dos híbridos pode utilizar o ecrã tátil para aceder às aplicações, escrever, etc. Mas no caso de precisar de escrever textos mais longos, também pode utilizar o teclado físico. Mas atenção: ao escolher um híbrido deve ter em conta a construção e o mecanismo que serve de dobradiça e/ou permite encaixar o teclado. E se estes portáteis se distinguem em performance, também se distinguem no preço: são os mais caros!

Qual é o melhor processador?

Quanto melhor for o processador, melhor será a rapidez e o desempenho do portátil. Como tal, recomenda-se que escolha um que seja da nova geração da Intel ou AMD: estes diferenciam-se pela capacidade de processamento, poupança de energia, baixa taxa de aquecimento, maior duração da bateria e um maior desempenho.

Um exemplo de um bom processador é o Intel Core i7 porque consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo sem problemas e com a rapidez que se espera de um bom computador portátil. Sim, permite executar tarefas mais básicas, como redigir textos, enviar e-mails, navegar na internet e “correr” programas mais pesados como os de edição, por exemplo.

A memória RAM importa?

É daquelas pessoas que abre mais de 20 separadores no browser ao mesmo tempo? Então saiba que a memória RAM pode fazer uma grande diferença na rapidez do seu computador portátil. Por isso, se precisa de ter muitas coisas abertas ao mesmo tempo e quer saltitar entre elas rapidamente, maior deverá ser a memória RAM do seu computador.

Regra geral, para realizar tarefas básicas é necessário um mínimo de 2GB. No entanto, se precisa de um portátil para editar fotografias ou vídeos, aconselhamo-lo a comprar um com uma memória RAM de 6GB. Atualmente os portáteis que existem no mercado já vêm com uma RAM de 4GB ou 8GB instalada previamente mas alguns podem atingir mesmo os 32GB.

A autonomia da bateria é importante para si?

Se a mobilidade é algo que preza acima de tudo num portátil então tenha em conta a autonomia. Isto é, na hora de comprar um portátil, escolha um com cerca de 10 horas de autonomia, em vez de opções com menos. No entanto convém lembrar que há coisas que esgotam a bateria de um portátil rapidamente como a utilização prolongada do processador ou resoluções de ecrã elevadas e de alta qualidade.

Qual o tamanho certo do ecrã?

Se gosta de jogar, ver filmes, fazer edição de vídeo e fotos e ver documentos lado a lado, escolha um portátil com um ecrã maior – na grande maioria variam entre as 11 e as 17 polegadas. Mas fica o alerta: um ecrã maior reflete-se no peso, no tamanho e no consumo do portátil.

Caso queira editar conteúdos multimédia, tenha ainda em consideração uma boa placa gráfica: 1 GB cumpre sempre mas uma de 2 GB é mais adequada para tarefas pesadas. Deve estar também equipado com a tecnologia IPS e uma resolução Full HD.

Estou satisfeito com o sistema operativo e o conforto?

Há vários sistemas operativos no mercado – Windows, Mac, Chrome OS, Linux –, contudo, se gosta do que tem, pode optar por um portátil com o mesmo. Se estiver indeciso saiba que o Windows atualmente satisfaz as necessidades de um utilizador de portátil comum.

Outro aspeto muito importante a ter em conta é o conforto do computador portátil. Experimente os botões do rato, o touchpad, verifique se gosta da disposição das teclas e se consegue escrever sem dificuldade. Uma dica: se gosta de escrever à noite opte por um teclado com retroiluminação!

Disco HDD ou SSD?

Estes são os dois tipos de discos rígidos que existem no mercado. E mais uma vez a escolha vai depender das suas necessidades, mas saiba que os discos rígidos SSD são mais rápidos no que diz respeito à utilização, ao arranque, desligar, no acesso a ficheiros armazenados, sendo em contrapartida mais caros que os discos rígidos HDD. Se precisar de um computador para tarefas bem pesadas, pode optar por um portátil com dois discos, um HDD para armazenar dados e o SSD para o sistema e aplicações.

Preciso de quantas portas USB?

Prefere utilizar um rato em vez do touchpad? Então precisa de uma porta USB. Se pretender utilizar uma pen ao mesmo tempo, então já vai precisar de duas portas USB. E nos entretantos vai precisar de ligar uma impressora ao seu portátil para imprimir algo… já vão 3 portas USB. Por isso, sim, o número de portas USB é algo a ter em conta quando está a tentar comprar um portátil adequado às suas necessidades!

Ler Menos