Cultura e lazer

As melhores casas de chá em Lisboa e Porto para se aquecer no inverno!

21 Fevereiro, 2018

Para nós, o chá das cinco rima com ambientes requintados, acolhedores e bons sabores… Tudo comum às casas de chá que escolhemos para visitar em Lisboa e no Porto.     


Ladurée: o novo salão de chá de Lisboa

Para os verdadeiros amantes de casas de chá, 2017 ficou marcado pela chegada da Ladurée ao coração de Lisboa. Requinte e elegância são as palavras que melhor descrevem este espaço que lembra as casas de chá de Paris. Uma vez por lá, desfrute do sabor de um chá Roi Soleil – chá verde, bergamota, ruibarbo e caramelo – acompanhado de um ou mais macarons, que são o cartão-de-visita do espaço: manga, pistácio, frutos vermelhos, chocolate, caramelo, café, framboesa, maracujá… o difícil será escolher! Marcamos o chá das cinco na Avenida da Liberdade?

Chá Clube: Charme em plena Avenida da Boavista (Porto)

Ler Mais

O Chá Clube é a casa de chá de referência na cidade do Porto. A decoração e a comodidade muito ao gosto inglês cunham o sítio que é conhecido por ser charmoso e calmo. As paredes e os tetos forrados a raíz de mogno, os sofás de veludo vermelho e as toalhas de linho não o vão deixar indiferente. Isso e suas iguarias que por lá se servem, entre as quais o bolo de chocolate turco, os tradicionais scones com compota e manteiga – que chegam à mesa ainda a fumegar! -, os brioches e os croissants. A acompanhar existe a promessa de uma gama variada de chás.

Palacete Chafariz d’El Rei: chá com vista (Lisboa)

Consegue imaginar um sítio que tem vista para o Rio Tejo e como pano de fundo uma colina de Alfama? Já existe! O Palacete Chafariz d´El Rei mora num edifício neo-mourisco que remonta ao ano de 1909 e dentro das suas quatro paredes guarda um tesouro: um salão de chá único com um ambiente intimista e exclusivo! Por lá encontrará uma variedade de chás dos Açores como o Preto Orange Pekoe, o Verde Encosta Bruma e também de Lisboa como é o caso do Vermelhos Rooibos… Boas opções à medida de qualquer apreciador de chá que adore scones!

Café Majestic: o chá das 5 como manda a tradição (Porto)

O Café Majestic mora no Porto numa das ruas mais emblemáticas da cidade, a Rua Santa Catarina. E é um lugar ao qual vai voltar vezes e vezes sem conta. Porquê? Tem um programa de chá das cinco, no mínimo, irresistível! Inclui, claro, uma gama de chás que serão acompanhados de scones e natas frescas, compota, manteiga e mel, mini pastelaria entre outras especialidades da casa. E a arte de bem servir é complementada pela beleza da sua arquitetura: sendo um exemplar de Arte Nova, o Majestic tem uma inconfundível fachada em mármore e detalhes decorativos que vale a pena descobrir.

Palace: chá com piano (Lisboa)

A sua procura por um refúgio perfeito para descontrair depois de um dia de trabalho acabou: sim, o famoso chá das cinco do Hotel Avenida Palace é o programa ideal! O ambiente requintado e intemporal do salão mistura-se com o cheiro dos scones e da pastelaria variada que pode acompanhar com um leque de chás à sua escolha de terça a quinta-feira. A melhor parte? Com o seu chá das cinco vai ter direito a pianista! Se quer ter um lugar à sua espera quando lá chegar, não se esqueça de fazer a reserva… Depois é só desfrutar.

Confeitaria Nacional: história e tradição (Lisboa)

No número 18B da Praça da Figueira, em Lisboa, abre todos os dias a Confeitaria Nacional. Com mais de 185 anos é a mais antiga confeitaria da cidade e por lá cheira sempre a bolos acabadinhos de fazer: destacamos o pastel de nata que é o doce de assinatura da casa sendo morno por dentro e estaladiço por fora! E sabe o que vai mesmo a calhar? A companhia de um chá bem quentinho para aconchegar o estômago e a alma no inverno.

A Confeitaria Nacional é uma referência na capital e já anda nas bocas do mundo, tendo sido distinguida pela CNN como uma das melhores pastelarias da Europa. E ao longo dos vários anos tem dado várias provas das suas conquistas: em 1873 foi distinguida como fornecedora da Casa Real Portuguesa além de ter sido premiada com grandes distinções internacionais dirigidas à sua doçaria nacional e receitas originais. As receitas, essas, estão guardadas a sete chaves, não fosse o segredo a alma do negócio!

Ler Menos