Cultura e lazer

Oceanário de Lisboa é o melhor aquário do mundo!

18 Outubro, 2017

O Oceanário de Lisboa foi distinguido pelos utilizadores do TripAdvisor como o melhor aquário do mundo em 2017. Quer saber porquê?


Oceanário de Lisboa bateu o Ripley’s Aquarium of Canada!

Lisboa é uma cidade que está na moda! Quem conhece a capital portuguesa gaba-lhe a comida, as gentes e a cultura espalhada por cada recanto. E agora até o Oceanário, que mora privilegiadamente à beira-rio no Parque das Nações, anda nas bocas do mundo. De acordo com a Travelers Choice 2017 do site de viagens TripAdvisor este é o melhor aquário do mundo! E a competição foi renhida. Sim, na corrida pelo primeiro lugar deste Top 10 estavam, por exemplo, o Ripley’s Aquarium do Canadá ou o Georgia Aquarium, nos Estados Unidos, ambos fantásticos!

Um Planeta, Um Oceano: a exposição permanente do Oceanário 

Ler Mais

“Excelente”, “fabuloso”, “sensacional”. Estes são apenas alguns dos comentários dos utilizadores do TripAdvisor ao Oceanário de Lisboa. Mas qual será o seu verdadeiro segredo para já ter motivado a visita de mais de 22 milhões de pessoas oriundas de todo o mundo? Ora, além de se tratar de um espaço sem igual, a sua exposição permanente Um Planeta, Um Oceano é diferente de tudo o que já tenha visto.

Consegue imaginar um grande aquário central com 5 milhões de litros de água salgada e quatro habitats marinhos que criam a ilusão que estamos perante um só aquário e um só oceano? A visita, essa, faz-se a pé para que consiga ver bem de perto todas as espécies que fizeram do Oceanário de Lisboa a sua casa – bem visível pelo à vontade que exibem perto das pessoas! Estamos a falar de uma série de aves, invertebrados, peixes, anfíbios, mamíferos, plantas e algas.

Ainda vai a tempo de ver a exposição Florestas Submersas!

Uma vez no Oceanário de Lisboa, não se despeça sem ter a oportunidade de ver também a exposição temporária Florestas Submersas by Takashi Amano, um fotógrafo de paisagem. Aqui poderá vislumbrar as deslumbrantes florestas tropicais através do maior “nature aquarium” do mundo – com 40 metros de comprimento, 160 mil litros de água doce e 78 troncos de árvore – e viver ao mesmo tempo uma aventura através dos sentidos, proporcionada pelo cheiro e diferentes sons.

Além disso, os visitantes serão presenteados com uma experiência de contemplação, relaxamento, quietude e simplicidade, que os motivará “a descobrir a natureza esculpida pelo tempo, envelhecida de forma natural e bela, como se mais de cem anos tivessem passado pelo cenário criado”. A melhor parte? O momento em que se apercebe que poderá desfrutar de tudo isto ao som de uma música original que foi criada pelo músico e compositor Rodrigo Leão.

As florestas tropicais são dos habitats mais ricos e diversos da Terra mas também dos mais ameaçados do mundo. No entanto Takashi Amano acredita que se prestarmos atenção à natureza podemos aprender a preservar melhor o mundo. E o Oceanário de Lisboa partilha da sua visão: o melhor aquário do mundo pretende com a exposição Florestas Submersas reforçar o seu compromisso com a preservação da natureza e educação ambiental.

Atividades educativas para crianças

O Oceanário de Lisboa desenvolve atualmente o maior programa de educação ambiental do país, colaborando com várias instituições em projetos de conservação dos oceanos. Isto ganha expressão também através das formações que dão a professores de todos os níveis de ensino: durante as ações transmitem-lhes ferramentas e ensinam-lhes atividades que podem ser integradas em contexto escolar para consciencializar os alunos para temas relacionados com os oceanos e a conservação da natureza.

E se não vão até ao Oceanário, o Oceanário vai até vocês. O Viavém Oceanário parte de Lisboa à conquista de todo o país para oferecer experiências educativas. Um dos programas é o Todos a Bordo, o projeto de responsabilidade social mais ambicioso do Oceanário: tem atividades para todas as idades e pretende explicar a importância de alterarmos comportamentos para protegermos o nosso património.

O Oceanário de Lisboa é perfeito para passar tempo de qualidade em família: oferece programas únicos como visitas guiadas, festas de aniversário, dormir com os tubarões, concertos para bebés, fado miudinho, férias debaixo de água, CSI – Ciência Sob Investigação – e muitas outras atividades para todas as idades.

Ler Menos