Economia Pessoal

11 formas de ganhar dinheiro extra

4 Setembro, 2017

Com a evolução tecnológica, a possibilidade de ganhar algum dinheiro extra tornou-se cada vez mais uma realidade. Aproveite estas sugestões e comece a amealhar.


Venda produtos feitos por si e crie uma loja online

Se gosta de fazer artesanato, bricolage, plantar produtos biológicos ou até cozinhar no seu tempo livre, porque não transformar o seu hobby num pequeno negócio e ganhar algum dinheiro extra com isso?

Pode, por exemplo, criar a sua loja online ou usar as redes sociais para vender os seus produtos e serviços. Hoje em dia há uma grande oferta de plataformas digitais gratuitas que poderão ajudá-lo a divulgar o seu negócio.

Crie o seu próprio blog ou canal no YouTube

Ler Mais

Se tem jeito para a escrita e sempre quis abordar algum tema que lhe interessa ou em que é especialista, tem aí uma boa oportunidade de transformar o seu talento em dinheiro.

Ao criar um blog, pode associá-lo ao Google Adsense e ter algum rendimento pelo que escreve, transformando o seu site numa plataforma para publicidade. Se quiser ir ainda mais longe, pode transformar a sua obra criativa num eBook e vendê-lo para o mundo inteiro, em plataformas como o eBay ou a Amazon.

Se tem interesse em edição e criação de vídeos, considere ainda criar o seu próprio canal no YouTube ou no Vimeo. Assim poderá ganhar dinheiro extra através da publicidade por cada visualização.

Partilhe as suas competências

Tire partido de todos os conhecimentos e de algum tempo livre que tenha para dar explicações a estudantes em alguma matéria que domine. Esta ideia não se aplica só a explicações de matérias escolares, mas também a todo o tipo de atividades, como dar aulas de cozinha ou ensinar a tocar um instrumento musical.

Opte pelo teletrabalho

Atualmente, há muito trabalho que pode ser feito a partir de casa – muitas vezes basta que tenha um computador com ligação à Internet – e o teletrabalho é, cada vez mais, uma prática comum em negócios.

Se a sua área de expertise permitir, considere trabalhar como freelancer, oferecendo, por exemplo, serviços de tradução, vendas, contabilidade e outros serviços digitais que possam ser feitos remotamente no seu tempo livre.

Ajudar nas tarefas do dia-a-dia

Se gosta de ajudar os outros e ainda receber algum dinheiro extra, pode sempre fazer algumas tarefas do dia-a-dia essenciais para quem tem pouco tempo ou não tem facilidade de movimento: cozinhar, lavar e passar a ferro, limpar a casa ou o carro, fazer pequenos recados, etc. Pode fazê-lo através da internet ou através dos seus contactos mais próximos tais como a família e amigos.

Não usa? Pode vender!

Esta prática não é nova, mas a verdade é que a Internet tem potenciado a venda de artigos em segunda-mão. Todos temos coisas em casa que já não utilizamos, pelo que esta é a oportunidade perfeita para ganhar algum dinheiro, enquanto se livra de objetos que já não têm qualquer utilidade para si.

Estes objetos podem ser livros, roupa que já não veste ou que não lhe serve ou móveis que não precisa e que estão a ocupar-lhe espaço em casa. O quer que seja, pode vendê-lo em sites bem conhecidos como o OLX, CustoJusto ou eBay.

Testar websites na Internet

É possível testar a funcionalidade e facilidade de utilização de um site e ser pago para esse efeito. Plataformas como a StartUpLift, UserFeel, TryMYUI, entre outras, permitem às empresas obter mais informações e feedback do ponto de vista do utilizador e podem ser uma boa fonte de rendimento extra.

Alugue espaço que tem em casa

Se tem espaço que não utiliza em sua casa, porque não rentabilizá-lo? Pode alugar um quarto a turistas, trabalhadores ou estudantes, recorrendo às inúmeras plataformas online para o efeito, como o Airbnb, por exemplo. Além disso pode também alugar a sua garagem ou arrecadação, no caso de não as utilizar.

Preencher inquéritos online e participar em estudos de mercado

Se não se importa de preencher questionários, sites como o Netsonda e o Clixsense, por exemplo, podem ajudá-lo a ganhar algum dinheiro extra. No fundo, é pago para dar a sua opinião e contribuir para as entidades que procuram saber mais informações sobre os consumidores.

Participar em estudos de mercado presenciais também é uma excelente opção para obter rendimento extra. Pode fazê-lo em horário pós-laboral e, em alguns casos, pode chegar a ganhar entre 20 e 30 euros por uma participação de uma hora.

Tirar fotografias

Se gosta de tirar fotografias e até tem algum jeito, pode vendê-las através de sites como o Shutterstock, Getty Images ou o Foap, que chegam a pagar 50 dólares por mês, sempre que a sua foto é descarregada. Outra hipótese para pôr a sua paixão pela fotografia a render, é oferecer os seus serviços como fotógrafo em eventos como casamentos ou outras sessões.

Ser cliente mistério

Existem empresas de consultoria que recrutam os chamados “clientes mistério” para obterem informação sobre o serviço de certas empresas e assim o avaliarem. O trabalho é simples: basta deslocar-se a locais de venda e fazer-se passar por um cliente “normal”. Depois terá de preencher um relatório em que avalia o atendimento e toda a experiência de compra. O melhor de tudo é que ainda é pago para isso!

Ler Menos