Economia Pessoal

Como preparar o regresso às aulas?

30 Agosto, 2017

O regresso às aulas é uma época de grande excitação para os mais novos mas pode também ser uma altura de muito stress para os pais, por isso o melhor é prepará-lo com tempo.


Manuais escolares ao melhor preço

Porque os manuais escolares são uma das despesas que mais pesam no orçamento familiar, comece a tratar da sua aquisição assim que a lista seja publicada pela escola. Desta forma pode, com tempo, confirmar se na sua área de residência existem bancos de livros escolares.

Muitas câmaras já disponibilizam este serviço de troca de manuais usados gratuitamente aos seus munícipes. Nestes bancos poderá requisitar os livros que necessita e também contribuir entregando os manuais que já não utiliza. Outra hipótese também gratuita é recorrer aos bancos que a reutilizar.org tem espalhados por todo o país.

Outra opção é recorrer à Book in Loop, uma plataforma de compra e venda de livros escolares em segunda mão onde pode adquirir os manuais usados poupando até 60% do preço de venda ao público.

Se mesmo assim tiver de comprar alguns manuais novos, procure as lojas que estão a fazer os melhores descontos e nestas situações quanto mais cedo melhor. Sim, este processo de pesquisa e comparação de condições pode ser moroso mas pode valer-lhe uma poupança superior a 100 euros.

Aproveite para organizar e arrumar

Ler Mais

Aproveite os dias mais longos e o ritmo descontraído do verão para, sem pressas, arrumar documentos, materiais e roupas. Comece por colocar a papelada e a documentação que já sabe que vai necessitar para o início do ano letivo em ordem: preencha os papéis da escola e organize os documentos de identificação e o boletim de vacinas. Se tiver scanner, pode mesmo criar uma pasta no seu computador com toda essa informação relevante, para tê-la à mão e imprimir sempre que precisar.

De seguida repasse todo o material escolar do ano anterior: mochilas, lápis, borrachas, cadernos… Veja o que pode aproveitar para o novo ano escolar e faça uma lista com o material que é preciso comprar. Desta forma evita gastar dinheiro em artigos que não fazem falta. Esteja atento às promoções que muitos supermercados fazem no material escolar, mas lembre-se que, para efeitos de IRS, estes artigos devem estar numa fatura à parte e com o número de contribuinte do aluno. Já não vale pedir a fatura com o número dos pais!

Por último, espreite o armário dos seus filhos, já que nos três meses de férias os miúdos crescem e muito. Separe a roupa que já não lhes serve ou que está estragada, faça uma lista com o que precisa comprar para a próxima estação e vá dar uma vista de olhos nos saldos! Não vai encontrar em promoção casacos grossos ou camisolas de malha, mas pode sempre encontrar calças de ganga e casacos de meia estação a bom preço.

Quanto à roupa que já não lhes serve, mas que ainda está quase nova pode sempre dá-la a alguém que conheça ou colocá-la à venda em sites como o OLX ou o Custo Justo. Esta é uma boa forma de rentabilizar aquilo que já não usa e de libertar espaço.

O regresso às aulas e às rotinas é também a altura ideal para habituar os mais novos  a deixar preparada de véspera a roupa que vão vestir. Vai ver que este hábito vai poupar-lhe tempo e muito stress pela manhã!

De volta aos horários e às rotinas

O que mais custa no regresso às aulas? Levantar cedo! Voltar à rotina pode ser complicado para pais e filhos, por isso o ideal é que comece a deitar e a acordar os miúdos gradualmente mais cedo, cerca de duas semanas antes de voltar à escola, até voltarem por completo à rotina. Assim, as primeiras semanas de aulas vão ser muito mais tranquilas sem as birras matinais.

Se estas férias os deixou desfrutar à vontade do tempo livre, chegou também o momento de voltar a estabelecer horários e regras para o dia-a-dia. Crie um calendário familiar na cozinha ou noutra área comum para apontar os horários de entrada e saída das crianças na escola, bem como em todas as atividades complementares e acontecimentos pontuais. Isto permitir-lhe-à organizar as semanas atempadamente.

Defina um espaço de estudo

É importante que as crianças tenham um lugar definido para estudar se queremos um ano letivo produtivo. Escolha uma divisão mais sossegada da casa para colocar uma secretária ou mesa de estudo onde arrumará todo o material que o seu filho precisa para fazer os trabalhos de casa e ir estudando e consolidando a matéria ao longo do ano. Para testar o espaço, aproveite para repassar os trabalhos de férias que os miúdos trouxeram, confirme que está tudo feito e veja se existem erros que devem ser corrigidos.

Conversem sobre as expetativas para o novo ano

Antes do início das aulas, converse com os seus filhos sobre a nova etapa que se aproxima. Procure perceber como se sentem em relação ao regresso escolar, se estão nervosos, quais as expetativas, se têm receios e ajude-os a lidar com as frustrações que possam sentir. Relembre-os das coisas boas de voltar à escola: os amigos, as brincadeiras, os professores e todas as coisas novas que vão aprender. Assim estará a ajudar toda a família a ter uma visão positiva e otimista da escola.

Ler Menos