Cultura e lazer

Comporta: guia para umas férias de sonho

29 Agosto, 2017

A Comporta foi eleita como um dos melhores sítios para visitar em 2017: boas praias, passeios a cavalo, sunsets a bordo de um veleiro e turismo rural não faltam!


Comporta: um dos melhores sítios para visitar em 2017

Na lista dos 52 places to go in 2017 do jornal de referência New York Times há apenas um que é português: a Comporta! Aos olhos da publicação, o que a torna única é o facto de aliar um estilo hippie-chic à sua traça natural: sim, encerra o charme de uma antiga aldeia de pescadores. Além disso, esta reserva natural protegida tem sido o destino de eleição para grandes nomes de referência como Christian Louboutin ou mesmo a família real do Mónaco.

Foto: Pedro Carmona Santos

Praia da Comporta, Carvalhal ou Aberta Nova?

Ler Mais

A Comporta é o destino ideal para ir a banhos. E escolha não falta ao longo dos 12 quilómetros de areal branco e 624 hectares de dunas com vista para o mar! Pode, por exemplo, deleitar-se nas águas cristalinas da Praia da Comporta: com bandeira azul para atestar a sua qualidade está privilegiadamente localizada na Península de Tróia, nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado. E melhor! Para bem receber as pessoas que a visitam oferece um grande parque de estacionamento e boas infraestruturas.

Como alternativa tem ainda a Praia do Carvalhal. Um passadiço de madeira vai conduzi-lo até uma das praiais mais conhecidas da Costa Alentejana, e que está também galardoada com bandeira azul. Quando lá chegar não vai ficar indiferente ao seu aspeto mais rural e ao areal fino e de cor clara que é ideal para estender a toalha. Uma dica: nas horas mais quentes refugie-se no restaurante/bar local. Mas se o que gostava mesmo é de ter um cantinho mais privado ao sol, a Praia da Aberta Nova é a sua cara. E o seu ar mais selvagem é invejável. Vamos?

Almoçar na praia

Um dos restaurantes mais in da Comporta é o Restaurante Sal. Além de andar nas bocas do mundo porque os leitores da Condé Nast Traveler já o distinguiram como o melhor bar de praia do mundo, são os seus produtos de qualidade que atraem pessoas de todo o lado. Destacamos o peixe fresco e o marisco, que são as especialidades da casa.

De terça-feira a sábado, entre as 13h00 e as 22h00 – ao domingo encerra às 18h00 – pode então ir a banhos na Praia do Pego e mimar o seu palato com os melhores sabores que o mar português tem para lhe oferecer. A esplanada com espaço para cerca de 60 pessoas e com vista panorâmica para o mar compõem o cenário perfeito!

Os amantes do turismo rural ficam no Sublime Comporta

Há muitos hotéis onde pode ficar durante uma estadia na Comporta, mas nenhum deles se assemelha ao Sublime Comporta. Entre uma floresta de sobreiros e pinheiros encontra uma experiência de turismo rural que, como o próprio nome indica, é simplesmente sublime! E com apenas 34 quartos – todos têm terraço e piscina privada – pode ter a certeza que conseguirá usufruir da privacidade e tranquilidade que tanto procura numas férias bem merecidas.

Já o conquistámos? Espere, porque ainda nem chegámos à melhor parte! É que este hotel coloca ao seu dispor uma piscina interior, um spa com sauna, banho turco, serviço de massagens e aulas de ioga. E se todos estes serviços confortam o corpo, o que lhe vai confortar a alma são os pratos preparados pelo Chef David João que assina um lugar onde o conceito sem portas – sim só tem janelas de vidro – permite apreciar a paisagem e parar no tempo. À mesa cumpre a promessa de ter produtos locais e sabores nacionais e regionais como os Peixinhos da Horta.

Foto: Mauricio Abreu

Três experiências para viver na Comporta

O que é que pode ser melhor do que dar um passeio à beira-mar? Ora, um passeio à beira-mar… a cavalo! Para o ajudar a realizar esta experiência de sonho pela Comporta tem do seu lado a Cavalos na Areia. Esta empresa coloca ao seu dispor 10 cavalos dóceis e pacientes que estão habituados a todo o tipo de cavaleiros – mesmo os mais novos – para que conheça as paisagens naturais deste paraíso português de uma forma diferente e inesquecível.

Outra experiência incrível é ver os golfinhos no Sado. A empresa Vertigem Azul organiza passeios a bordo do veleiro catamarã “O Esperança” que duram cerca três horas. Divirta-se a tentar avistar estes maravilhosos animais tendo a costa de Tróia e da Arrábida por detrás. E não nos podemos esquecer também da fantástica Wine Sunset Party! Ver o pôr-do-sol a bordo de um barco, acompanhado de música ambiente, enquanto degusta vinho com ostras, queijos e tortas de azeitão… Haverá algo melhor do que isto?

Ler Menos