Saúde

O que comer nos dias quentes?

8 Agosto, 2017

Nunca sabe o que comer no verão? Combata os efeitos negativos do calor e mantenha-se fresco com estes alimentos perfeitos para os dias mais quentes!


Principais alimentos recomendados para os dias de calor

É daquelas pessoas para quem o verão é sinónimo de um bom churrasco acompanhado de batatas fritas e regado por uma cerveja gelada ou um vinho branco fresquinho? Até podem saber-lhe bem, mas estes alimentos não vão ser os seus aliados no combate ao calor. Nos dias quentes, equilibre as suas refeições, optando por alimentos ricos em água como as frutas e vegetais.

Sabia que as sopas podem ser uma das formas mais seguras para se hidratar no verão? Devem ser leves e incluir alguns dos vegetais que pode encontrar na tabela abaixo. Se só de pensar em sopa já está com calor, escolha alguma das suas versões frias, como o gaspacho.

Além disso, prepare saladas variadas e delicie-se com as frutas da época: melancia, melão, morangos e restantes frutos vermelhos e também os tomates, contêm uma elevada percentagem de água que contribuem para a sua hidratação, enquanto que os antioxidantes protegem a sua pele dos raios UV.

Alimentos a evitar em dias de calor

Ler Mais


Já reparou que as bebidas alcoólicas e os refrigerantes não saciam a nossa sede? A verdade é que, ainda que frescos sejam agradáveis, não hidratam. Muito pelo contrário, estimulam a perda de água contribuindo para a desidratação. No caso do álcool, o etanol inibe a produção de uma hormona antidiurética que ajuda no controlo da perda de água, para além de aumentar a pressão arterial, o que estimula a produção de suor. Já nos refrigerantes, o principal problema são as elevadas quantidades de açúcar adicionados que acabam por aumentar a nossa sede.

Reduza a ingestão de gorduras, carnes (sobretudo vermelhas) alimentos fritos, condimentados e processados, como as bolachas. Os alimentos processados, para além de não serem ricos em água, são na sua maioria constituidos por calorias extra sem grande valor nutricional. Para dar “substância” às suas refeições, e porque os hidratos de carbono também são importantes, opte pelas versões integrais do pão e massas.

Não se esqueça de beber água

Pode ser um cliché mas não deixa de ser uma verdade incontornável: a água é indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, especialmente no verão.

Todos sabemos que o nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água, mas sabia que por dia podemos perder entre 2 a 2,5 litros de água através da transpiração, urina e fezes? E que nos dias de muito calor esse valor pode duplicar? É por isso que, quando as temperaturas sobem, deve aumentar, moderadamente, a ingestão deste precioso líquido. Quando sair de casa lembre-se de levar consigo uma garrafa de água para ir consumindo ao longo do dia e não apenas quando tem sede.

Se quiser dar um toque de sabor à sua água, experimente aromatizá-la adicionando um pedaço da sua fruta favorita ou juntando especiarias como a canela ou ervas aromáticas como a hortelã. As infusões, sempre que não contenham açúcar, também ajudam a hidratar ainda que nunca possam substituir na totalidade o consumo de água. A desidratação pode causar sérios danos à saúde e em casos extremos, pode ser fatal.

Quais os principais sintomas de desidratação?

A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso se diz que não se deve esperar sentir sede para beber água. Dor de cabeça forte, boca seca e sensação de corpo quente são também sintomas de desidratação leve. Já a desidratação grave pode manifestar-se através de um cansaço exagerado, letargia e lentidão de pensamento e movimentos, lábios rachados, pele extremamente seca, diminuição da quantidade de urina com alteração da sua coloração para um tom mais escuro e olhos secos e sem brilho.

Preste especial atenção aos recém-nascidos, crianças, idosos ou pessoas doentes que se constituem como o principal grupo de risco. Insista para que bebam água mesmo que não sintam sede. Prefira preparar snacks saudáveis com alimentos variados à compra de salgados e produtos de pastelaria para os dias de praia ou de atividades ao ar livre.

Ler Menos