Cultura e lazer

As 5 melhores praias portuguesas para aproveitar o verão ao máximo

21 Junho, 2017

Verão é sinónimo de ir a banhos em águas cristalinas, de assentar os pés em areias douradas e descansar… Conheça as cinco melhores praias portuguesas para aproveitar os dias quentes.


Praia da Salema: um tesouro entre Sagres e Lagos

A genuinidade de uma praia do Algarve que mora no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina chamou a atenção do jornal britânico The Guardian. Estamos a falar da Praia da Salema: um paraíso piscatório para os lados de Vila do Bispo que encerra em si uma calma que não é comum a outros recantos do sul do nosso país. E nem a bandeira azul – que reforça a sua qualidade – falta a este tesouro por descobrir entre Lagos e Sagres.

A beleza natural, o ambiente perfeito para a família, o mar cristalino e convidativo a banhos, o extenso areal, a assinatura das redes dos pescadores sobre a areia, as pegadas dos dinossauros que se encontram preservadas na rocha calcária há mais 140 milhões de anos e os restaurantes de peixe fresco virados para o mar, fazem da Praia da Salema um spot obrigatório deste verão. Talvez tenha sido por tudo isto que o jornal britânico não resistiu e a tenha posicionado no 15º lugar no top das melhores praias do mundo, entre outras 50!

Praia do Martinhal: um paraíso escondido

Ler Mais


Mar, areia e paisagens de cortar a respiração são ingredientes comuns a todos os destinos paradisíacos da Europa. E Portugal não é exceção: na lista do jornal britânico The Telegraph há 28 lugares que vale a pena descobrir e a Praia do Martinhal, a poucos quilómetros de Sagres, é um deles! Quem por lá passa não consegue resistir às águas límpidas e transparentes e às escarpas rochosas que conferem privacidade à praia.

Além disso, a areia fina e branca é perfeita para descansar ao sol. Mas saiba que por lá também não falta diversão. É o sítio certo para nadar e aproveitar para explorar o Parque Natural da Costa Vicentina e a região de Sagres. Este é um “Algarve completamente diferente” com as suas influências mouriscas visíveis nas amendoeiras, nos marmelos e nas figueiras ou na arquitetura “onde as delicadas chaminés se sentam sobre as baixas casas brancas”, pode ler-se no The Telegraph.

A Praia de Galapinhos parece saída de um filme

Rumamos até Setúbal para lhe dar a conhecer aquela que é “a praia perfeita numa natureza intocada” e, ao mesmo tempo, a melhor praia da Europa de 2017: a Praia de Galapinhos levou a taça nos European Best Destinations. Um prémio mais que justo visto que a praia está situada bem no coração do Parque Natural da Arrábida e parece saída de um filme: imagine um cenário de vegetação deslumbrante – com mais de 100 metros – que o conduz até às águas transparentes? Sim, existe!

Ninguém consegue ficar indiferente ao contraste entre o areal branco e o azul do mar deste troço da foz do rio Sado. E claro, o seu lado mais selvagem, semi-natural, mar sereno e os abrigos entre as rochas também lhe conferem um toque especial que não é comum a muitas outras praias. A Praia de Galapinhos destronou praias como a Isolla Bella, na Sícilia, a Grande Plage de Biarritz, em França, e a Stiniva Beach, na Croácia. Só por isto já vale a pena a visita!

Nasceu uma praia no Alqueva!

É a novidade deste ano: o Alqueva vai inaugurar uma praia fluvial com bandeira azul! A partir de agora, turistas e moradores vão ter o melhor de dois mundos: a tranquilidade de Reguengos de Monsaraz e uma forma de se arrefecerem nos dias mais quentes do Alentejo. Além disso, ao longo de um areal com 120 metros, encontrará duches públicos, chuveiros com lava-pés e rampas de acesso à água para quem sofre de mobilidade reduzida.

E não ficamos por aqui. Como se a praia não bastasse, tem ainda uma piscina de 100 metros com uma parte infantil para as crianças e outra dedicada aos adultos que terá – e desta é que não estava à espera – uma estrutura flutuante com zona de solário! Pode contar também com uma zona de toldos, uma área de relva com sombra e estacionamento.

Praia da Falésia: um clássico no coração dos turistas

Para o site de viagens TripAdvisor, a Praia da Falésia é a melhor praia de 2017. Na corrida ao título estavam 10 paraísos balneares, mas de acordo com os Travellers Awards 2017, a famosa praia de Albufeira é a número um. Mas o que leva tantos turistas todos os anos à Praia da Falésia? A calma, a limpeza, a beleza do desenho das suas falésias, os longos quilómetros de areal e a qualidade das suas águas cristalinas são alguns dos motivos que põem esta praia algarvia no top das preferências dos banhistas.

Ler Menos