Cultura e lazer

Os novos restaurantes portugueses com Estrela Michelin

5 Maio, 2017

Uma chuva de estrelas caiu sobre Portugal: o Guia Michelin 2017 distinguiu sete novos restaurantes com a sua primeira estrela e presenteou outros dois com a segunda. Descubra-os um a um!


Dois restaurantes, duas estrelas

A criatividade da cozinha do chef Ricardo Costa fez a magia acontecer: a segunda estrela Michelin brilha agora no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. E aqui as razões vêem-se bem no prato, através da conjugação dos sabores portugueses – não falta na ementa o bacalhau! – e dos produtos locais que são magistralmente trabalhados com um toque de contemporaneidade. Para completar a experiência gastronómica não faltam os melhores vinhos nacionais, a beleza do Rio Douro e do centro histórico do Porto.

Já no Il Gallo d’ Oro vai encontrar duas estrelas Michelin e um chef que, apesar do sotaque francês, já é madeirense de coração. O restaurante do Funchal é dirigido pelo brilhante Benoît Sinthon. E o que se come por lá? Carabineiro português, acompanhado por um royal de funcho e caviar é apenas um dos pratos da carta ousada, que tem como inspiração tanto o que há de melhor na cozinha clássica como na internacional. E o palco onde tudo acontece não fica nada atrás!

Os novos restaurantes Michelin de Lisboa

Ler Mais

Vamos até Lisboa para lhe dar a conhecer o restaurante onde o chef Henrique Sá Pessoa o pode maravilhar de terça a domingo. Estamos a falar do inconfundível Alma, que entra em 2017 com a sua primeira estrela Michelin. E aqui alma é precisamente o que não falta: a forma como o peixe português – cavala, salmonete ou tamboril – é trabalhado e apresentado mostra bem como Henrique Sá Pessoa conseguiu manter-se fiel às suas raízes e às influências que bebeu de várias viagens pelo mundo, nomeadamente pela Ásia!

Para trazer criatividade e vivacidade à gastronomia da capital portuguesa tem ainda o Loco. E, de facto, trata-se de um restaurante um pouco louco: por exemplo não se admire se alguém lhe der algo a comer à boca ou estiver a cozinhar nas mesas. Sim, esta foi a forma original que o chef Alexandre Silva arranjou para se expressar, de terça a sábado. Além disso, saiba que este é o sítio certo para quem valoriza os produtos nacionais, a natureza e gosta de viver ao sabor e ritmo das micro-estações.

Estrelas Michelin a norte

A nossa viagem gastronómica começa pela Casa de Chá da Boa Nova. Com a assinatura do chef Rui Paula, este é um sítio que não pode deixar de visitar este ano a convite da boa comida e do Guia Michelin. E aqui não há como enganar: o protagonismo pertence mesmo aos produtos do mar Atlântico. Linguado com caril e coco é uma das sugestões de Rui Paula e que tão bem representa um menu cheio de carácter, textura e muito, muito sabor. Se motivos faltassem, parece que já tem mais um para visitar Leça da Palmeira!

Já bem no coração do Porto encontra uma carta riquíssima que chamará a sua atenção pela variedade, distinguida agora com uma estrela Michelin. Desde os mexilhões em escabeche, ao recheio de sapateira com frutos exóticos e melancia, ao bacalhau e mãozinhas de vitela Maronesa com grão-de-bico e à bochecha de porco preto glaceada com molho de vinho tinto do Douro, o difícil será mesmo escolher. E a qualidade não fica de fora no Antiqvvm pois é assegurada pela mão genial do chef Vítor Matos. Mais motivos para visitar? A fantástica vista que oferece sobre o rio Douro a partir do jardim!

L’AND volta a colocar o Alentejo no mapa gourmet

Um restaurante merecedor de destaque este ano é o L’AND, em Montemor-o-Novo. Situado num resort de luxo no coração das planícies do Alentejo e com uma vista magnífica sobre as vinhas, fez uma reentrada triunfal na edição do Guia Michelin 2017. Sim, os produtos de primeira qualidade, a elegante execução dos pratos e os acentuados sabores trouxeram novamente ao de cima todo o potencial da cozinha de autor de Miguel Laffan. A nossa sugestão? Experimente o peito de pombo marinado em mel, maracujá e molho de soja!

LAB by Sergi Arola: um restaurante laboratório

Com um “carácter intimista que emana personalidade e sofisticação”, o restaurante LAB by Sergi Arola levou para casa a sua primeira estrela Michelin. O que não é de espantar, se tivermos em conta a união harmoniosa entre o ambiente privado e a experiência culinária inovadora. O espaço em Sintra onde Sergi Arola e Milton Anes preparam as suas iguarias é marcado pelos ingredientes frescos, a boa gastronomia e um laboratório onde todos os componentes ganham um toque especial. E que tal iniciar o jantar com uma das sugestões dos chefs? Pernas de rã seguidas de um prato de pombo d’Anjou fumado e assado!

Mais um restaurante Michelin no Funchal

A carta é da autoria do chef Joachim Koerper e pauta-se pelo requinte. O restaurante William no Belmond Reid’s Palace surpreende ao aliar as propostas de alta cozinha às influências madeirenses. E para tal conta com o chef executivo Luís Pestana do seu lado, que lhe apresenta de terça a sábado várias propostas gastronómicas deliciosas como a sinfonia de atum em tataki e tártaro ou o leitão confitado com chutney de tomate, maracujá e batata ponte nova. Para terminar em bom nada como o créme brûlée de queijo fresco e sorvete de tomate arbóreo!

Ler Menos