Economia Pessoal

Qual é o melhor ar condicionado para mim?

3 Maio, 2017

Os dias mais quentes aproximam-se e já só pensa como pode manter-se a si e à sua casa bem frescos? Comprar um ar condicionado é uma boa opção, mas saiba o que ter em conta para não se arrepender mais tarde.


Porquê um ar condicionado?

Uma coisa é certa: o ar condicionado é a única solução no mercado que permite aquecer, arrefecer e desumidificar qualquer divisão da casa confortavelmente durante 365 dias por ano. Além disso, é muito preciso, eficaz e silencioso.

E as vantagens também se vêem no preço. Embora o custo de aquisição e instalação seja considerável, a longo prazo acaba por compensar. De acordo com a DECO, o ar condicionado gasta pouquíssima energia. Contudo, para aumentar a longevidade do equipamento e a qualidade do ar deve fazer uma manutenção anual.

Ar condicionado: tem pré-instalação ou não?

Durante a sua procura atrás do melhor ar condicionado para a sua casa vai deparar-se com termos como portátil, split e multi-slipt. Mas qual será a melhor opção para si? Se a sua casa não foi pensada para ter um equipamento de ar condicionado, os aparelhos portáteis são a escolha ideal. Já o split e multi-split são boas opções para quem já conta com a chamada pré-instalação.

Mas vamos por partes. O ar condicionado portátil caracteriza-se por ter uma unidade interior e outra exterior, unidas por uma tubagem. O que não é muito vantajoso: a tubagem obrigá-lo-á a ter uma janela entreaberta para permitir a passagem e como tal a capacidade de climatização fica reduzida. É certo que consome mais energia, mas o ar condicionado portátil tem como principal vantagem não precisar de ser instalado por um profissional e ser mais barato do que um split.

Já o split e o multi-split, como se tratam de equipamentos fixos, necessitam de ser instalados por um profissional certificado. No entanto, oferecem uma melhor performance e são opções muito silenciosas. Fisicamente, o ar condicionado tipo split conta com uma unidade instalada no exterior da habitação ligada a uma que está no interior. O multi-split, como o próprio nome indica, admite até cinco unidades interiores o que permitirá arrefecer mais divisões.

Tecnologia inverter sempre!

Independentemente da sua escolha de ar condicionado recair sobre um equipamento portátil, split ou multi-split, não pode fugir à regra num ponto obrigatório: opte sempre por modelos com tecnologia inverter. Porquê? Não só evita paragens e arranques frequentes como consome pouca energia – menos 70% face aos ares condicionados com compressor de velocidade fixa -, é rápido e garante poucas variações de temperatura.

Que capacidade de refrigeração escolher?

Ler Mais

Para além do tipo de aparelho, também deve ter em conta a capacidade de refrigeração do ar condicionado, de acordo com o tamanho, o número de janelas e a exposição solar da divisão que quer climatizar, bem como o número de pessoas e de outros equipamentos.

A capacidade de refrigeração é medida em BTU, British Thermal Unit. Quanto maior for a área a arrefecer e quanto maior for a exposição solar, maior capacidade em BTU deverá ter o seu aparelho. Se o seu ar condicionado tiver uma capacidade de refrigeração abaixo da recomendada para as características do espaço, o consumo de energia disparará.

Verifique a Eficiência Energética

Durante o processo de compra não descure a eficiência energética do ar condicionado. O que queremos dizer com isto? Que deve ter em conta a escala de letras e cores que lhe indicam a combinação entre o consumo de energia e o desempenho e que está presente em todos os eletrodomésticos.

O equipamento mais eficiente é que aquele que tem a letra A num fundo verde. Por outro lado, se encontrar unidades de ar condicionado com uma eficiência energética entre A+ e A+++ saiba que significa que são as opções ideais para quem pretende poupar mais por ano em energia. Ou seja, na hora de escolher há que estar atento aos rótulos para não falhar na escolha!

Quando ler as características de vários equipamentos de ar condicionado também se vai deparar com a terminologia EER, que representa o Coeficiente de Eficiência Energética. Este indicador mostra a relação entre a energia produzida e consumida para alcançar a temperatura desejada em modo de refrigeração. Quanto mais alto for o valor do EER, mais eficiente é o ar condicionado em questão.

As escolhas da DECO

Agora que já tem as bases necessárias para escolher o ar condicionado que se adequa às suas necessidades, consulte também as escolhas da DECO. Na página da associação encontra todos os equipamentos que já foram testados, as características detalhadas de cada modelo e os resultados conclusivos em termos de conforto, ruído, desempenho, custos anuais e muito mais.

Ler Menos