Cultura e lazer

Os melhores brunches de Lisboa e Porto

3 Fevereiro, 2017

Haverá melhor forma de começar um sábado ou domingo em família do que com um brunch? Conheça alguns dos melhores lugares para desfrutar deste novo conceito de refeição!


Brunch: a refeição dois em um

Os portugueses parecem ter-se rendido a este novo conceito e são cada vez mais as
famílias que ao fim de semana procuram este pequeno-almoço tardio que se prolonga pelo início da tarde.

Ao gosto de toda a família, os menus de brunch fervilham com cheiros, cores e sabores: pão, cereais, ovos mexidos, fruta fresca, sumos naturais, iogurtes, salmão, bacon, cogumelos, croissants, brioches, scones, café, chás variados e panquecas não podem faltar. Mas cada espaço também brilha pelos diferentes pitéus que apresenta.

A melhor parte? Não precisa de levantar-se cedo porque a maioria dos espaços está aberto até as 16 horas e, por norma, as crianças pagam menos 50% que os adultos.

Os melhores menus de brunch em Lisboa

Por onde começar? Esta é a pergunta que paira no ar mal entra na Bica do Sapato. E aqui há respostas para todos os gostos! Pode começar por provar uma bôla de farinheira de fazer crescer água na boca, mas prepare-se porque há outras tantas iguarias a quererem roubar-lhe o protagonismo. As deliciosas fatias de broa para acompanhar o queijo da serra amanteigado, o presunto ou o paio são apenas um bom exemplo. E não se preocupe porque há cereais para todos os gostos a pensar nos mais novos! Caso isto não chegue para começar o dia com o pé direito, as sobremesas variadas e a vista para o rio tratam do resto.

Ler Mais

Gostava de ser rei e rainha por um dia, num lugar onde até os pequenos príncipes se sentem em casa? Este é o conceito da Estufa Real: ao domingo, no coração do Jardim Botânico de Lisboa, há pavões a passear livremente por entre um verdadeiro santuário verde, enquanto a música dá o mote para um dia tranquilo. A nossa proposta? Aqueça a vista com o Rio Tejo e a alma com uma refeição repleta de sabores: destacamos o marisco caseiro, a tábua de queijos e um dos mais recentes mimos do chef, a empada de perdiz, galinha e sultanas.

Boa comida, família e diversão é o mote do brunch do Epic Sana. Sim, aqui os domingos têm um toque especial porque, entre comes e bebes, há música ao vivo para os pais e, para os mais pequenos, jogos de consola, pinturas faciais, filmes e mini-workshops de cozinha! A oportunidade perfeita para ter as crianças entretidas e deixá-las surpreender os mais velhos com um fondue de morangos feito por elas.

O brunch do Museu do Oriente anda nas bocas do mundo e as razões estão à vista: a mão mágica do Chef Diogo Fonseca conseguiu aliar de uma forma única os sabores asiáticos e os clássicos do pequeno-almoço a uma vista soberba sobre o Rio Tejo. Por lá pode provar um pouco de tudo desde o yakissoba de camarão, às quiches, aos crostinis de veia mediterrânica e às inigualáveis farófias com molho de caramelo. Já as crianças – apostamos! – vão perder-se entre as mini-bolas de berlim e o Kids Corner.

A fechar o nosso Top 5 em Lisboa tinha de estar o brunch do Olivier Avenida. Instalado no Hotel Tivoli Jardim, o famoso restaurante do Chef Olivier faz as delícias das famílias, sobretudo nos domingos de outono e inverno. Num ambiente acolhedor e reconfortante, os clientes habituais da casa já não passam sem as panquecas, os ovos escalfados, o pastel de nata e até mesmo o sushi!

Foto: Olivier

Brunch no Porto: experimente estes cinco!

Se a vista panorâmica que o Vip Lounge do Porto Palácio Hotel lhe oferece sobre a Invicta já o deixa certamente de queixo caído, imagine quando saborear a comida. Aqui há um pouco de tudo: desde as iguarias da cozinha tradicional portuguesa, à japonesa, passando pelos ceviches e as opções mais saudáveis, como as saladas. A cereja no topo do bolo? Tem direito a um verdadeiro espetáculo de showcooking e há animação infantil nos primeiros domingos de cada mês.

E quem disse que o brunch é só ao sábado e domingo? Na Casinha Boutique Café, em plena Baixa do Porto, servem-se brunches sete dias por semana! Este misto entre restaurante, coffehouse, lounge e boutique de produtos tradicionais portugueses serve clientes de todas as idades num ambiente chamoso, instalado num bonito rés-do-chão de um edifício do século XIX. O menu de brunch da Casinha é bem ao estilo nacional, com algumas pérolas como o cheesecake ou a tosta de salmão, presunto e brie.

Ou então vá até à cozinha do bbGOURMET e peça o que bem entender no momento! Agora já tem uma desculpa para ir todos os sábados, domingos e feriados até ao Bolhão e deliciar-se com o brunch Sai da Cozinha: entre os ovos benedict, tostada com bacon e as panquecas com doce de frutos vermelhos, o difícil mesmo será escolher. A melhor parte? As bebidas – chá frio, chá quente, leite frio, café e água – estão incluídas no preço!

Foto: bbGourmet

Mas se optar pelo brunch do Grande Hotel do Porto, o melhor mesmo é ir cheio de apetite: entre o rico e farto buffet, saltam à vista as bolsinhas de salmão açafronado e os panadinhos de peru com ervas. Perca-se de amores por estes sabores requintados e pelas surpresas que vão saindo da cozinha, tudo servido num ambiente de charme e requinte, bem no centro histórico da cidade. Não admira que Manoel de Oliveira tenha escolhido este espaço para filmar algumas cenas de Amor de Perdição!

Imagine contemplar o Douro, a zona histórica e as caves de vinho aos seus pés e ter no horizonte a Ribeira portuense… Esta é a vista prometida pelos terraços do The Yeatman. Aos domingos, o hotel vínico mais famoso do Porto pisca o olho às famílias ao abrir as portas do Kids Club aos mais pequenos. Os pratos do brunch podem variar entre a tradicional cozinha portuguesa e o que há de melhor lá fora e nunca são os mesmos. O bacalhau lascado com migas de broa de milho é de comer e chorar por mais, mas aqui o melhor é mesmo variar, palavra de chef!

Ler Menos