pessoas e histórias

TED Talks: conversas que inspiram

10 Janeiro, 2017

Como é que uma conversa sobre tecnologia, entretenimento e design se tornou num fenómeno viral? Esta é a história das TED Talks.


Apresentações de 18 minutos ou menos

Dar voz a grandes ideias através de conversas inspiradoras e poderosas em 18 minutos ou menos. Foi com este objetivo em mente que o arquiteto e designer gráfico Richard Saul Wurman deu início ao projeto TED – que significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Estávamos em 1984 quando o americano despertou o interesse do mundo ao abordar, pela primeira vez, a convergência entre três campos distintos.

No entanto, Wurman teria de esperar seis anos, e contar com o apoio do seu parceiro Harry Marks, para que este evento anual vingasse. Só em 1990 é que o mundo estava definitivamente preparado para receber as TED Conferences. A cidade de Monterey, na Califórnia, foi o palco escolhido e tornou-se por isso o lugar por excelência de pessoas curiosas e de mente aberta que queriam, acima de tudo, partilhar com outros as suas excitantes descobertas!

O conhecimento vem de todo o lado

ted_talksAs conversas não demoraram a ganhar nome e rapidamente a comunidade TED começou a ganhar cada vez mais adeptos, entre cientistas, filósofos, músicos, empresários, líderes religiosos, filantropos e muitas outras personalidades vindas das mais diferentes áreas e culturas.

Nos dias que correm, as TED Talks dão cobertura a muitos outros tópicos – ciência, negócios, questões globais são alguns exemplos – e estão disponíveis em 100 línguas distintas para chegar a todos, uma ideia de cada vez.

Tudo começou com o Compact Disc

Ler Mais

Curiosamente, foram os CDs que deram o pontapé de saída para as TED Talks. Há 34 anos, o compact disc representou uma verdadeira revolução na indústria musical e, para descrever como funcionava este novo suporte, Mickey Schulhof, da Sony Corporation, subiu ao palco protagonizando a primeira TED Talk de sempre.

“O disco em si tem cerca de 5 centímetros de diâmetro e capacidade para gravar uma hora de música estéreo, num só lado. Sim, é um disco de apenas um lado: não foi criado para tocar dos dois lados”, disse. E claro, da teoria passou diretamente para a prática: durante a sua apresentação pôs a tocar alguns hits bem populares entre o público. Um verdadeiro momento de ouro na história das TED Talks!

A esta seguiram-se muitas outras “conversas”. Com o tempo – em junho de 2006 – as primeiras seis TED Talks acabariam por ser partilhadas com o público online. Acredite ou não, em pouco menos de três meses tinham já alcançado mais de um milhão de visualizações. Em 2009, o número cresceu para os 100 milhões. No outono de 2012, celebrava-se um número bem mais redondo: mil milhões de pessoas estavam de olhos postos nas TED.

TED: um movimento de conhecimento livre

Como é que se pode pôr um preço em algo tão simples e inspirador como a partilha de uma boa ideia, uma boa conversa? Não se pode! É por isso que participar e assistir às TED Talks é grátis e para todos.

Este movimento de conhecimento livre chamou a atenção do media entrepreneur Chris Anderson que decidiu reunir com o fundador das TED Conferences para discutir o futuro do projeto. Em 2001 Anderson acaba mesmo por comprar a TED através da sua fundação sem fins lucrativos Sapling. O objetivo era levar até a uma audiência global os maiores pensadores, líderes e formadores, sem qualquer tipo de custo. E realizou-se. Nasceu assim a TED Global, uma conferência que decorre em vários pontos do mundo.

À distância de um clique

E Chris Anderson, o novo responsável pelas TED Talks, não ficou por aqui. Os próximos passos passariam por criar um prémio TED – que garante ao vencedor um desejo para mudar o mundo (não entendo bem esta frase) – e podcasts em vídeo e áudio nos quais seria divulgado o melhor conteúdo das TED Talks online. Tudo sem custos, claro.

Hoje as TED Talks são uma referência para profissionais e empreendedores de todo o mundo e das mais diversas áreas: os que partilham conhecimento e os que querem aprender com ele. E todas estas ideias inspiradoras estão à distância de um clique.

Ler Menos