Cultura e lazer

Como escolher o hobby perfeito para mim?

22 Novembro, 2016

Quer ocupar o seu tempo livre mas não sabe que atividade escolher? Um destes hobbies pode ser o seu.


A importância de ter um hobby

“O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.”. Esta afirmação é de Charles M. Schultz, o famoso cartonista americano criador das personagens Charlie Brown e do seu cachorro da raça beagle, Snoopy. É uma frase polémica que, independentemente de se concordar com ela ou não, aponta para um aspeto curioso. O lazer é uma dimensão muito importante da vida. Aproxima-nos de quem somos.

E agora como escolher um hobby?

Algo tão pessoal como a escolha de uma atividade exige uma boa dose de auto-conhecimento: quais são os meus interesses? Posso transformá-los num passatempo? Esta atividade enquadra-se nas minhas rotinas do dia-a-dia e no meu estilo de vida? Serei capaz de o manter? Que fatia do meu orçamento pessoal posso reservar para aos meus hobbies?

Responder a estas questões é importante mas o essencial é simples: experimente e deixe-se surpreender.

50 sugestões de hobbies: talvez um deles seja o seu

“E agora, qual é o hobby que vou escolher?” É aqui que o podemos ajudar, partilhando consigo um conjunto de hobbies que pode funcionar como o “click” que faltava.


Artes e trabalhos manuaisartes

Atividades relacionadas com a bricolage e as artes manuais interessam-lhe? Experiemente um destes hobbies: Caligrafia, Jardinagem, Origami, Fotografia, Escultura, Cerâmica, Pintura, etc.

Ler Mais


Colecionismocolecionismo

Um passatempo clássico que tem entretido gerações e que é muito versátil. Praticamente qualquer coisa que lhe interesse pode dar origem a uma coleção: Exemplares de geologia (pedras, fósseis, minerais), Antiguidades, Carros, Moedas, Porta-chaves, Colheres, objetos colecionáveis de desporto ou música, Selos, Discos de vinil, Relógios, etc.


Gastronomiagastronomia

Se a comida é uma paixão para si, há atividades relacionadas com a gastronomia que podem dar hobbies muito interessantes: Produzir cerveja artesanal, Cozinhar, Produzir licores caseiros ou vinho, Ir a provas gastronómicas, etc.


Jogosjogos

Mais solitários ou sociais, os jogos são excelentes hobbies e estimulam a competitividade. Entre outros, experimente: Jogos de tabuleiro, Jogos de Cartas, Dominó, Geocaching, Puzzles, Póker, Bingo, etc.


Modelismomodelismo

Aviões e carros telecomandados estão a ganhar cada vez mais adeptos de todas as idades. Um destes hobbies pode ser o seu: Pilotar carrinhos ou aviões telecomandados, Construir e colecionar miniaturas à escala de carros, aviões, comboios, barcos, etc.


Músicamusica

Se é apaixonado por música e procura um hobby, está na altura de pôr essa paixão em prática. Aprender a tocar um instrumento, Compôr música, Ir a concertos, Cantar ou Fazer parte de uma banda são algumas ideias.


Artes Performativasartes_performativas

Gosta de estar em palco? São muitas as artes performativas que pode adotar como hobbie: Aprender danças de salão ou danças clássicas, Fazer parte de um grupo de teatro, Participar em recriações históricas, Praticar truques de magia, Fazer espetáculos de fantoches ou de stand-up comedy, etc.


Animaisanimais

Os cuidados habituais com os seus amigos de quatro patas podem ser já considerados um hobby, mas há outras opções bastante interessantes para os apaixonados pela vida animal: Organizar uma coleção de insetos, Criar reptéis ou pássaros, Colecionar animais fossilizados, etc.


Desportos e Atividades ao Ar livredesporto

Dos desportos individuais aos desportos de equipa, há uma infinidade de atividades dentro e fora de portas que lhe permitem ocupar o seu tempo enquanto se exercita ou desfruta da natureza: Badminton, Futebol, Ténis, Ciclismo, Golfe, Corrida, Natação, Artes Marciais, Pesca, Birdwatching, Campismo, Montanhismo, Mergulho, etc.


Escrita e Aprendizagemescrita

Se prefere atividades que exercitem a mente, talvez prefira este tipo de hobbies: Escrita, Leitura, Poesia, Astronomia, Idiomas, Linguagem Gestual, Genealogia, etc.


Quer mais ideias? O site Discover a Hobby pode dar uma ajuda!

Ler Menos