pessoas e histórias

Quem são os melhores agentes de futebol do mundo?

21 Novembro, 2016

É outra liga, mas igualmente vibrante: conheça os agentes mais influentes do futebol mundial que dominam este campeonato fora de campo.


Jorge Mendes: “O Cristiano Ronaldo dos agentes”

jorge_mendesÉ português e um dos agentes de futebol que mais dá que falar cá dentro e lá fora. A publicação britânica FourFourTwo tem todos os seus holofotes virados para o empresário Jorge Mendes e diz com todas as letras que este é o agente com mais influência no desporto rei.

Com técnicas de negociação apuradas, um olho incrível para o talento jovem – como são os casos de Renato Sanches, William Carvalho e Thiago Silva – e um poderio bem construído à volta do mercado internacional de transferências, colocam Jorge Mendes diretamente no primeiro lugar da lista.

O seu currículo é impressionante. Foi Jorge Mendes que conduziu Cristiano Ronaldo ao plantel do Real Madrid e fez do número 7 português uma “superestrela global”. Além disso, foi “o Cristiano Ronaldo dos agentes”, alcunha atribuída pelo próprio CR7, que deu a conhecer ao Chelsea o Special One, José Mourinho. E com o tempo juntou mais nomes de peso a esta lista como Deco, Tiago, Hilario, Ricardo Carvalho, Ricardo Quaresma, Paulo Ferreira – e mais recentemente – Diego Costa e Radamel Falcao.

Raiola e Barnett não brincam em serviço

Ler Mais

mino_raiolaQuando ouvimos falar em Paul Pogba, Zlatan Ibrahimovic ou Mario Balotelli não conseguimos deixar de pensar no empresário Mino Raiola. Foi o próprio que tratou das transferências deste trio imbatível em campo e como tal a FourFourTwo não podia deixar de lhe atribuir um honroso segundo lugar neste ranking dos “20 Agentes Mais Influentes do Futebol”. Isso e o facto da transferência de Pogba ter batido todos os recordes imagináveis ao atingir os 105 milhões de euros! Mas desengane-se se pensa que a sua vida foi de todo fácil porque antes de dominar no futebol, Raiola dava cartas noutra liga, a das pizzarias, onde se tornou num ávido negociador.

Tão ou mais ávido é Jonathan Barnett. No entanto, este magnata do futebol nunca mais irá esquecer o dia em que Raiola o ultrapassou no mercado das transferências quando Pogba foi vendido ao Manchester United. Até então a transferência mais cara era da autoria de Jonathan Barnett quando Gareth Bale foi transferido para o Real Madrid por 100 milhões de euros.Embora afirme que à frente dele só está mesmo o português Jorge Mendes, Jonathan Barnett é o quinto agente mais poderoso do mundo.Na sua lista estão outros nomes de jogadores igualmente importantes como Grzegorz Krychowiak, Joe Hart, Luke Shaw, Ashley Cole.

Os irmãos mais famosos no mundo do futebol

Pere e Pep Guardiola partilham muito mais do que laços de irmandade. Pere Guardiola,agente do irmão treinador, vai dando cartas no campeonato das transferências. Já movimentou nomes como Luis Suarez, Andres Iniesta, Thiago Alcantara, Pedro Obiang. Depois de trabalhar 12 anos na multinacional norte-americana NIKE, Pere Guardiola decidiu abraçar a empresa Media Base Sports, da qual detém atualmente 55% e que é conhecida por representar grandes jogadores dos maiores clubes a nível mundial. Por tudo isto o catalão arrancou à publicação britânica FourFourTwo uma merecida quarta posição.

Ler Menos