Cultura e lazer

Enoturismo: experiências para fazer de copo na mão

11 Novembro, 2016

Com a chegada dos dias mais frios lançamos-lhe uma proposta à sua medida: esta é a altura ideal para descansar entre vinhas e descobrir sabores de norte a sul do país.


O Douro leva a taça do Enoturismo

No verão é a piscina idealizada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura com vista para o rio e para os socalcos do Douro que o fazem querer visitar a Quinta do Crasto. Nos meses mais frios a história é outra. Esta quinta situada a norte é conhecida pela qualidade dos seus vinhos do Douro, tintos e brancos, pelo vinho do Porto e pelas experiências de Enoturismo que oferece. A prova? Em 2016 foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o Certificado de Excelência pelo site de viagens TripAdvisor.

quinta_do_crasto Foto: Quinta do Crasto

Para tornar tudo isto possível e para o receber de braços abertos estará a família Roquette, que gere a Quinta do Crasto há mais de um século: com programas desenhados à medida de cada cliente, prepare-se para ficar rendido às visitas às adegas, aos 70 hectares de vinhas, às provas de vinho e aos almoços e jantares que culminam, claro, com um passeio de barco pelo Rio Douro entre a Régua e o Pinhão. Além disso, certifique-se que não sai de lá sem conhecer a história desta Quinta e perceber porque o seu nome deriva do latim “castrum”, que significa forte romano.

Pisar as uvas num lagar alentejano

Ler Mais

Para continuarmos na rota do bom vinho português, descemos ao Alentejo até à Herdade das Servas. Neste lugar são as várias gerações da família Serrano Mira que abrem portas para que possa sentir o Alentejo de corpo e alma: além de conhecer a história de uma das mais antigas produtoras de vinho alentejano, esperam-no belos passeios pelos jardins da Herdade e um conjunto de visitas guiadas personalizadas pelas adegas, caves e vinhas. A cereja no topo do bolo é a degustação dos vinhos tintos, brancos ou rosés, resultado de décadas de tradição vitivinícola, e de uma ligação profunda com esta arte.

herdade_das_servas Foto: Herdade das Servas

Mas se pensa que esta experiência vinícola fica por aqui, engana-se. Na Herdade das Servas vai colocar as mãos na massa – ou neste caso, os pés. Literalmente. Aqui terá a oportunidade de saber qual é a sensação de pisar as uvas dentro de um lagar de mármore a um ritmo intenso! E não se preocupe porque depois de todo esforço terá a merecida recompensa: segue-se uma bela refeição preparada pela mão da chefe Maria da Fé Baía, onde não faltará um bom bacalhau e outras delícias da cozinha portuguesa.

Observar, cheirar e provar vinho à moda do Algarve

A ligação do Algarve à arte vinícola é bem mais antiga do que talvez imagina: reza a lenda que já os fenícios, os gregos e os celtas pisavam as uvas nesta região do país. Por detrás do seu sucesso e prestígio está a sua localização única que combina o melhor do Mediterrâneo e do Atlântico – esta influência confere aos vinhos algarvios características especiais como sabores aveludados, quentes e bastante ricos.

Exemplo disso são os vinhos tintos, brancos e rosés produzidos na Quinta dos Vales. Trata-se de uma propriedade vinícola com 44 hectares, situada no coração da pitoresca vila de Estômbar e que é agora considerada uma das melhores adegas do Algarve: conta já com mais de 100 medalhas e prémios nacionais e internacionais entre os quais se destacam o Viniportugal Top 10 em 2010 graças ao Grace Touriga Nacional 2008.

Foto: Quinta dos Vales Foto: Quinta dos Vales

Este projeto ganhou vida pela mão de Karl Heinz Stock, que abraçou a Quinta em 2006 e concentrou todas as suas forças na precisão do processo de produção de vinho e na atualização do espaço. Assim sendo, vai deparar-se com um local cheio de surpresas que o convida a desfrutar da beleza natural dos terrenos, a aproveitar um dia de outono ou inverno com um passeio pela adega e a aprofundar o seu conhecimento sobre a produção de vinho. E melhor: inclui uma degustação comentada, em que uma equipa de profissionais vai sentar-se ao seu lado e explicar-lhe como se observa, cheira e prova vinho, tal e qual um verdadeiro especialista!

Ler Menos