Radar económico

Quais são os países que mais exportam?

19 Agosto, 2016

Economias fortes exportam muito. Mas quais são os países mais exportadores? E Portugal, em que lugar se encontra?


TOP 10 das exportações de produtos e serviços

grafico_exportações

Unidade: mil milhões de dólares (USD) | Fonte: World Trade Report 2014

10º. Bélgica – $471 mil milhões

belgicaA Bélgica é um país com uma economia muito aberta ao comércio externo. 82% do seu PIB é exportado e as importações representam 80% do PIB. Os destinos principais de exportação são a Alemanha (17.3%), a França (16.2%), a Holanda (12.2%), o Reino Unido(8.6%), os Estados Unido da América (4.9%) e a Itália (4.5%). Com poucos recursos naturais, Bélgica importa quantidades substanciais de matérias-primas e exporta um grande volume de produtos manufaturados, tornando a sua economia vulnerável a mudanças na procura externa. Em termos de produtos as suas exportações assentam em produtos químicos e farmacêuticos, equipamento de transporte, maquinaria, diamantes e pedras preciosas finalizados e alimentos industrializados.

Ler Mais


9º. Itália – $643 mil milhões

italiaEm termos de PIB, a Itália tem a nona maior economia do mundo e tem um tecido industrial muito diversificado. As suas principais exportações são produtos de engenharia, têxteis e vestuário, máquinas de produção, veículos automóveis, equipamentos de transporte, produtos químicos, alimentos, bebidas, tabaco, minerais e metais não ferrosos. A Alemanha, a França, os Estados Unidos, a Espanha, o Reino Unido e a Suíça são os seus parceiros de exportação mais importantes.


8º. Coreia do Sul – $679 mil milhões

A Ccoreia_suloreia do Sul é uma economia fortemente focada nas exportações. Apenas há algumas décadas era um dos países mais pobres do mundo após uma guerra devastadora, mas foi capaz de se transformar numa economia extremamente avançada. Hoje, exporta cerca de 50% do PIB, em especial produtos semicondutores, petroquímicos, automóveis e partes para automóveis, navios, equipamento de wifi, equipamento eletrónico, aço, plásticos e computadores. Os seus principais parceiros comerciais são a China, os Estados Unidos e o Japão.


7º. França – $846 mil milhões

françaHá muitos séculos que a França é uma das economias mais avançadas do mundo. Apesar das recentes reformas do Presidente Hollande, a França continua a ter um sistema fiscal pesado. Ainda assim, a economia continua a exportar mais do que quase todas as outras, em especial produtos agrícolas, maquinaria, materiais de transporte, aviões, plásticos, químicos, farmacêuticos, aço e outros. Os principais parceiros comerciais são os países da União Europeia e os Estados Unidos.


6º. Holanda –  $828 mil milhões

Map of Netherlands for your design, concept Illustration.

A Holanda é um país pequeno com uma população reduzida. Nos indicadores per capita são um dos mais ricos países do mundo. Recentemente teve dificuldades económicas aliadas aos problemas económicos da União Europeia, com vários bancos a falirem e o desemprego a aumentar. Como resultado de um plano de austeridade, conseguiram baixar o défice dos 5,3% para os 1,8% do PIB entre 2010 e 2015. Isto criou uma atmosfera de pouco crescimento e aumento do desemprego. No entanto, os holandeses sempre foram muito abertos ao comércio. É importante não esquecer foi este “pequeno” país que “inventou” a bolsa de valores. As suas principais exportações estão em maquinaria e outros equipamentos, químicos, combustíveis e alimentos. Exporta em grande parte para os países da União Europeia.


5º. Reino Unido – $835 mil milhões

UKApesar das recentes dificuldades, o Reino Unido continua a ser uma das maiores economias do mundo, e o quinto exportador. As recentes medidas de austeridade, com um crescimento das taxas de IVA e de IRC, tiveram um efeito de contracção na economia. O défice público continua um dos maiores do G7, mas o crescimento já se faz sentir, acelerando inesperadamente em tempos recentes. O Reino Unido é tradicionalmente aberto ao comércio e exporta bens industriais, serviços financeiros, químicos, alimentos, tabaco e bebidas. A Alemanha e os Estados Unidos são os seus principais parceiros comerciais.


4º. Japão – $842 mil milhões

japaoA terceira maior economia do mundo é também o maior produtor de equipamentos eletrónicos. Exporta principalmente automóveis, semicondutores, aço, materiais plásticos, e maquinaria de geração de energia. Após uma década difícil de crescimento reduzido, o Japão está agora a empreender um largo programa de reformas que pretendem lidar com problemas como a deflação, a demografia envelhecida e uma população decrescente. Os principais parceiros para as suas exportações são a China, os Estados Unidos, Hong Kong e a Coreia do Sul.


3º. Alemanha – $1.775 mil milhões

alemanhaApesar de ser um país muito mais pequeno e menos populoso do que os outros países do pódio das exportações, a Alemanha após a reunificação tornou-se rapidamente na quarta economia do mundo, exportando quase tanto como os Estados Unidos. Embora não tendo matérias primas nem minerais, conseguiu desenvolver competências invejáveis ao nível da indústria. Exporta essencialmente automóveis, maquinaria pesada, químicos, produtos eletrónicos e computadores, equipamento elétrico, produtos farmacêuticos, têxteis, entre muitos outros produtos. Os seus principais parceiros são os países da União Europeia, os Estados Unidos e a China.


2º. Estados Unidos – $2.307 mil milhões

euaOs Estados Unidos são a maior economia do mundo, e a sua capacidade produtiva equivale a um quinto do PIB mundial. Com uma democracia estável, matérias-primas abundantes, mão-de-obra sofisticada e uma infraestrutura bem desenvolvida, exporta serviços de entretenimento e financeiros, telecomunicações, materiais industriais, artigos de consumo, automóveis, alimentos, rações, bebidas, combustíveis e muitos outros produtos. Os seus principais parceiros para exportações são o Canadá, o México, a China e o Japão.


1º. China – $2.564 mil milhões

chinaA China é a campeã mundial de exportações, e tem crescido a um ritmo galopante de ano para ano, preparando-se para tomar o lugar dos Estados Unidos da América como a maior economia do mundo, ajudada por um programa de investimento e de reformas económicas implementadas em 2014. A China exporta uma larga gama de diferentes produtos e equipamentos, incluindo maquinaria elétrica, equipamento de processamento de dados, mobiliário, têxteis, circuitos integrados, etc. A China tem igualmente aumentado o leque de parceiros comerciais, e os seus principais clientes são os Estados Unidos, Hong Kong, o Japão, e a Coreia do Sul.


E Portugal? Em que lugar se encontra a nossa economia neste difícil campeonato?

PTPortugal está no 42º lugar no ranking das exportações entre 248 países considerados. Pela proximidade geográfica e cultural, Espanha é o maior cliente das exportações portuguesas de bens, representando 24% do total nacional. Seguem-se a Alemanha e a França, com 12% cada, Angola (7%), o Reino Unido (6%) e os Estados Unidos (4%). A União Europeia é o destino de 70% das exportações portuguesas.

As máquinas e aparelhos são o grupo de produtos mais exportados em 2014 (14,5% do total), seguido pelos veículos e outro material de transporte (10,9%), combustíveis minerais (8,5%), metais comuns (8,0%) e plásticos e borracha (7,2%). Estes cinco principais grupos de produtos representaram cerca de 50% do total exportado por Portugal em 2014. De notar também que grupos de produtos mais tradicionais (Agrícolas, Vestuário, Calçado, Madeira, Cortiça) representam cerca de 20% das exportações portuguesas em 2014.

 


O Economia à Sua Medida é uma iniciativa do Banco Finantia. Saiba mais.

Ler Menos