Economia Pessoal

O que devo fazer para vender a minha casa?

18 Agosto, 2016

Vender a casa: uma das vendas mais significativas que se faz durante a vida.

 É fundamental estar preparado para o fazer.


Devo recorrer a uma agência imobiliária?

Recorrer a uma agência imobiliária para intermediar a venda da sua casa traz vantagens e desvantagens. A principal vantagem é de que a sua casa vai estar exposta a toda a rede de potenciais interessados que a agência dispõe, que será sempre superior ao que uma pessoa possa arranjar por iniciativa própria. A principal desvantagem é que terá de pagar uma comissão à agência no momento da venda, o que reduz o rendimento obtido.

Em quanto tempo quero vender a minha casa?

No caso de se desejar vender a casa num período relativamente curto, a melhor opção pode passar por recorrer a uma agência, pois neste caso a sua casa irá ser divulgada a mais potenciais compradores e a transação poderá ocorrer mais rapidamente. Vender por conta própria poderá demorar mais tempo, mas evitará a comissão da agência.

Como obter o maior rendimento com a venda?

Haus mit Geldscheinen, Bauplänen und Taschenrechner

Ao vender através de uma agência irá perder à volta de 5% do preço final em comissões, pelo que a principal questão é saber se a venda através da agência irá ocorrer a um preço superior ao preço de venda sem agência, no entanto não basta ser superior, tem de ser 5% superior para compensar a comissão da agência. É possível que por iniciativa própria e sem restrições de tempo o preço de venda da casa seja aproximado ao da agência, pelo que poderá compensar vender sem recorrer a uma agência.

Como posso valorizar a minha casa?

Ler Mais

Prepare a sua casa para as fotos do anúncio e para ser visitada por interessados: há técnicas específicas para tornar a casa mais apetecível aos olhos do comprador e até há empresas que só fazem este tipo de serviço. No fundo, faça o exercício e imagine-se na pele do comprador. Ficaria interessado numa casa com o pavimento, as janelas ou as paredes em mau estado? Por vezes, pode compensar realizar pequenas obras para recuperação e, assim, subir o valor da casa.

Que preço devo pedir pela minha casa?

Para se chegar a um preço para a casa que se quer vender deve fazer-se uma pesquisa por casas com características e localização semelhantes, obtendo o máximo de informação possível, para se chegar a um preço próximo do valor real. Deverá acompanhar a evolução dos preços na sua região através dos relatórios divulgados pelo INE para se aperceber da tendência dos preços nos últimos meses.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo INE, a tendência dos últimos meses é de valorização do preço das casas em Portugal, tendo a avaliação média global no território nacional subido 4% em 2015. Todas as regiões viram as casas valorizar em 2015, sendo que a região que mais viu os preços subir foi o Algarve, com uma valorização de 8%, seguido da região da Madeira com 7%, Lisboa e Alentejo com 5%, Norte e Açores com 4% e finalmente a região Centro onde os preços apenas subiram 1%.

preços_casas

Está na hora de pôr a minha casa à venda?

Dependendo do tempo que se tem para vender e que se quer dedicar à venda da casa, pode variar o montante que se obtém com a venda do imóvel. Menos tempo para vender poderá significar um preço menor e obrigar a recorrer a uma agência, pelo que mais tempo poderá compensar no preço final. Adicionalmente, melhoramentos e profissionalismo na apresentação da casa poderão compensar e justificar o investimento.

Estar atento aos indicadores económicos pode ajudá-lo a saber qual a melhor altura para vender a sua casa. Escolha o timing certo, informe-se e avalie com atenção todos os fatores que podem fazer a diferença entre um bom e um mau negócio.

Ler Menos