Radar económico

Quais são as maiores economias mundiais?

26 Julho, 2016

Quais sãos os países com maior atividade económica? Quais são as economias que mais produzem? E Portugal, em que lugar se encontra nesta difícil competição?


grafico_PIB

Entre os vários conceitos de Economia, o Produto Interno Bruto (PIB) é sem dúvida um dos mais importantes. É através deste indicador que se costuma medir a atividade económica dos países e se pode fazer comparações de grandeza entre as diversas economias. Em traços gerais, o PIB mede em valor monetário a quantidade de produtos e serviços produzidos por um determinado país num certo período, normalmente um ano.

De acordo com o PIB, eis então as 10 maiores economias mundiais:

10. RÚSSIA – $1.860.598 milhões

russia

O país com o maior território do planeta, a Rússia, conseguiu projetar-se nesta tabela depois da queda da União Soviética graças ao seu consumo interno. Apesar de estar em recessão e de sofrer com as sanções internacionais impostas após o caso da Ucrânia, este país continua a assegurar o lugar nos 10 primeiros do ranking, graças aos seus 1.900 mil milhões de dólares por ano. As principais produções russas são os combustíveis fósseis, metais preciosos, madeira, químicos e material militar, entre outros.

Ler Mais


9. ÍNDIA – $2.048.517 milhões

india

O segundo país mais populoso do mundo, a Índia é um país ainda muito dependente da agricultura, mas o recente crescimento do sector dos serviços tem permitido a esta grande economia uma subida consistente no ranking do PIB. Os serviços já representam 57% da sua economia e continuam a crescer, numa economia de cerca de 2.000 mil milhões de dólares ao ano.


8. ITÁLIA – $2.141.161 milhões

italia

Uma das mais importantes economias da União Europeia, a sua economia de qualidade consegue produzir 2.140 mil milhões de dólares por ano. A economia italiana é diversa. Na agricultura é forte na produção de frutas, legumes, uvas, batatas, beterraba, soja, grão, azeitonas, carne, produtos lácteos e peixe. Na indústria este país distingue-se pela qualidade dos produtos, nomeadamente máquinas, ferro e aço, produtos químicos, alimentos processados, veículos motorizados, vestuário e calçado. É de assinalar também a importância que o turismo tem para esta economia.


7. BRASIL – $2.346.076 milhões

Brazil flag map, three dimensional render, isolated on whiteO nosso país irmão tem vindo a sofrer em tempos recentes com escândalos políticos e económicos, mas, apesar da recessão, mantém um PIB forte que esforçadamente o trouxe para o ranking dos 10 mais produtivos: 2.340 mil milhões de dólares ao ano. Sendo um grande exportador agrícola e com um peso dos serviços na economia na ordem dos 68% do PIB, o Brasil irá provavelmente continuar a ser uma economia de topo. Este país produz uma gama vasta de matérias primas e produtos agrícolas, mas tem recentemente investido bastante em alta tecnologia, como a nanotecnologia, as tecnologias da saúde, espaço e energia.


6. FRANÇA – $2.829.192 milhões

françaO país mais visitado do mundo e uma das maiores economias da União Europeia, a França orgulha-se de manter um nível baixo de pobreza e produzir cerca de 2.900 mil milhões de dólares ao ano. A França tem uma economia diversa. Para além de ser forte no turismo, esta economia produz e exporta essencialmente produtos agrícolas, maquinaria, materiais de transporte, aviões, plásticos, químicos, farmacêuticos, aço e outros. Os principais parceiros comerciais são os países da União Europeia e os Estados Unidos.


5. REINO UNIDO – $2.988.893 milhões

UK

Com um dos sectores financeiros mais sólidos do mundo e um crescimento económico dos mais acelerados das grandes economias da Europa, o Reino Unido é uma presença habitual nos rankings do PIB, gerando praticamente 3.000 mil milhões de dólares ao ano. O Reino Unido é tradicionalmente aberto ao comércio e exporta bens industriais, serviços financeiros, químicos, alimentos, tabaco e bebidas.


4. ALEMANHA – $3.868.291 milhões

alemanhaExímia na indústria pesada e na cultura de poupança e exportação, a Alemanha é a principal economia da Europa e tal como a União Europeia no seu todo, tem tido dificuldade em crescer a um ritmo elevado. Ainda assim, é a quarta maior economia do mundo, produzindo 3.900 mil milhões de dólares por ano. Embora não tendo matérias-primas nem minerais, conseguiu desenvolver competências diferenciadoras ao nível da indústria. Exporta essencialmente automóveis, maquinaria pesada, químicos, produtos eletrónicos e computadores, equipamento elétrico, produtos farmacêuticos, têxteis, entre outros.


3. JAPÃO – $4.601.461 milhões

japao

Apesar de mais de uma década de dificuldades, em que a economia parece não encontrar modo de crescer, o Japão mantém-se a terceira economia do mundo, com um PIB de 4.600 mil milhões de dólares ao ano. O Japão é o maior produtor de equipamentos electrónicos. Exporta principalmente automóveis, semicondutores, aço, materiais plásticos, e maquinaria de geração de energia.


2. CHINA – $10.354.832 milhões

chinaCom um crescimento oficial do PIB de mais de 6% ao ano ao longo da última década, a China, o país mais populoso do mundo, vem-se aproximando lentamente da posição cimeira da lista. Produz anualmente 10.400 mil milhões de dólares, distribuídos por uma gama ampla de diferentes produtos, incluindo maquinaria eléctrica, equipamento de processamento de dados, mobiliário, textéis, circuitos integrados e outros produtos. Em percentagem a sua participação no PIB mundial é de dois dígitos (13%). A este nível só tem um concorrente: os EUA.


1. E.U.A.- $17.419.000 milhões

eua

O grande motor económico mundial, os EUA, produz mais do que a Rússia, a Índia, a Itália, o Brasil, a França e o Reino Unido, todos juntos. Ou, por outras contas, mais do que a China e o Japão combinados. O seu PIB anual é de 17.400 mil milhões de dólares. Uma economia diversificada e robusta que produz telecomunicações, materiais industriais, artigos de consumo, automóveis, alimentos, rações, bebidas, combustíveis, serviços financeiros e de entretenimento,  etc. Em percentagem a sua participação no PIB mundial é de 22%.


E Portugal? Em que lugar se encontra a nossa economia neste difícil campeonato?

PoPTrtugal, por seu lado, segundo o Banco Mundial, é a 46ª economia mundial, com um PIB de 230 mil milhões de dólares. Em 2015, é estimado que a economia portuguesa dependa em 76% dos serviços, com a indústria a representar 22% e a agricultura 2%. Estima-se também que as importações de bens e serviços representem cerca de 42% do total, e as exportações 41% do total. A indústria portuguesa produz artigos têxteis, calçado, madeira e cortiça, embora no geral seja muito diversificada, indo até às telecomunicações e componentes automóveis, porcelanas e vidro, etc. A agricultura portuguesa é forte em tomate, azeite e azeitonas, uvas, etc.

Os principais destinos para as exportações portuguesas são os países da União Europeia, sobretudo Espanha, Angola e os Estados Unidos. Portugal exporta am particular produtos agrícolas, vinho, produtos petrolíferos, químicos, plásticos, couro, madeira e cortiça, para além de polpa de madeira e papel, etc.


O Economia à Sua Medida é uma iniciativa do Banco Finantia. Saiba mais.

Ler Menos