Economia Pessoal

Qual é a melhor altura para vender uma casa?

21 Junho, 2016

Vender “bem” uma casa depende também do timing da sua venda.

Há momentos melhores do que outros.


Fatores económicos a ter em conta

São vários os fatores económicos que influenciam o valor das casas no mercado. Se é proprietário de um imóvel e está a pensar vendê-lo pelo melhor preço possível, deve estar atento a estas cinco situações:

  • Rendas a subir – Se as rendas de casa estão a subir na sua cidade, as pessoas começam a preferir comprar casa própria, pois as prestações de compra de casa ao banco ficam cada vez mais atrativas em comparação com as rendas que estão cada vez mais caras. Nesse sentido, a procura por casas será maior e o valor da sua casa irá subir.
  • Taxas de juro baixas – Se as taxas de juro estão baixas, as prestações de compra de casa ao banco são mais baixas também, o que leva a que haja cada vez mais famílias a preferir a compra de casa. O aumento da procura vai, mais uma vez fazer subir os preços das casas para venda.
  • Spreads a baixar – Se os bancos estão a baixar os spreads no financiamento à compra de casa própria é porque estão disponíveis para emprestar novamente e isso irá atrair mais famílias para a compra de casa. O aumento da procura, como já vimos anteriormente, leva à subida dos preços.
  • Número de casas disponíveis para venda – Tal como a maior procura por casas irá levar a que os preços subam, a menor oferta de casas fará com que os mesmos subam também. Quando há pouca oferta no mercado e a procura continua forte, o preço tem de subir.
  • Crescimento económico – Quando a economia cresce, os salários sobem, as perspetivas das pessoas e das empresas melhoram, os bancos têm lucros e querem emprestar mais dinheiro à economia. Não há melhor combinação possível para a valorização de ativos do que esta e é precisamente nesta altura que os preços das casas mais sobem. Para os proprietários interessados em vender os momentos de retoma económica são precisamente o melhor momento para vender a sua casa, pensando sempre no seu principal objetivo: a maximização do valor de venda.

casa-wp

Mas como saber qual a melhor altura para vender a minha casa?

Esteja atento aos indicadores económicos acima descritos e vá falando com pessoas do ramo imobiliário: estude a evolução recente dos spreads que os bancos praticam, pergunte nas imobiliárias como têm evoluído o preço das rendas e leia artigos sobre a procura por imóveis. Irá começar a perceber a evolução do preço das casas e depois é decidir a melhor altura para pôr a sua no mercado.


O Economia à Sua Medida é uma iniciativa do Banco Finantia. Saiba mais.