Economia Pessoal

Como escolher a escola dos seus filhos?

4 Junho, 2016

Mais uma a decisão difícil mas crucial: escolher a escola dos seus filhos.

Que critérios seguir?


A importância de uma educação bilíngue, das atividades extracurriculares disponíveis ou das opções artísticas variam consoante as preferências de cada família. Contudo, há factores que podem ser cruciais na hora de tomar a decisão final.

A questão da logística

Father Walking Son To School Along Path

Para muitos pais, levar os filhos à escola é quase um ato de ginástica. Por isso, saber se a escola está perto de sua casa ou do seu local de trabalho é bastante importante porque significa uma facilidade acrescida nas deslocações e consequente redução do tempo gasto em viagens. Escolher uma escola perto da casa dos avós também pode ser uma vantagem para alguns pais, já que assim têm alguém disponível para o que for necessário.

Se a escola que prefere foge da sua área de residência verifique, por exemplo, se tem um serviço próprio de transportes escolares. Estes responsabilizam-se por recolher os alunos à porta de casa e, quando o dia de aulas tiver terminado, por deixá-los.

Por outro lado, saber se a escola está numa boa zona e se é segura, também é muito importante. Informe-se sobre como é feito o controlo da entrada e saída de alunos e a identificação de “pessoas estranhas”. Além disso tenha em conta se a escola é abrangida pelo programa “Escola Segura”. 

Docentes e atividades extracurriculares

O futuro do seu filho depende dos alicerces que lhe são dados e, por isso, a escolha dos profissionais que o acompanham tem de ser bastante cuidada. Pesquise sobre a sua formação, os critérios de avaliação que aplicam e procure saber como se relacionam com os alunos.

Ler Mais

No que diz respeito a um ensino de qualidade, as atividades extracurriculares são fundamentais. Uma escola que ofereça música, dança, idiomas, educação física, teatro ou xadrez merece a sua atenção. É importante referir que estas opções ajudam a desenvolver competências como o raciocínio lógico, a melhorar a capacidade de concentração, de comunicação, a postura, o equilíbrio e/ou a resistência física.

Qualidade das instalações

Uma infraestrutura de qualidade facilita o processo de aprendizagem. Aliás um local amplo, limpo, bem isolado, com uma boa biblioteca e que ofereça o material informático necessário à aprendizagem de todos os alunos, são características que podem fazer a diferença na sua escolha.

Verifique também se a cantina respeita as regras de higiene e se disponibiliza uma alimentação variada e saudável. Lembre-se que regrar os hábitos alimentares do seu filho também passa pelo que ele come fora de casa, logo informe-se sobre a ementa escolar.

O valor das mensalidades 

Há que ponderar bastante sobre a questão do orçamento no que toca à escolha da escola, principalmente se optar por um colégio privado. Tenha em conta que nestas escolas, além da mensalidade terá gastos acrescidos com uniformes, alimentação, atividades extracurriculares, horário prolongado, visitas de estudo. Um conselho: some todos os gastos e verifique o peso que têm no seu orçamento familiar.

Ouça opiniões de outros pais

Uma última dica muito importante: ouça opiniões. Procure amigos ou conhecidos cujos filhos estudem nas escolas que mais lhe interessam, porque uma experiência concreta pode ajudá-lo a decidir em consciência.

Ler Menos